Defesa Civil do RS emite alerta de tempestades com baixa pressão vinda da Argentina - Litoralmania ®
Rio Grande do SulGeral

Defesa Civil do RS emite alerta de tempestades com baixa pressão vinda da Argentina

Frente fria no RS pode provocar tempestades severas neste domingo (01), com previsão de chuva intensa, granizo e ventos que podem ultrapassar 100 km/h.

Vero Internet

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um aviso para a população devido à combinação de uma frente fria, um sistema de baixa pressão na Argentina e o calor vindo do Norte do Brasil, que intensificam as condições adversas em boa parte do estado.

Nas regiões da Campanha, Sul, Centro, Oeste e Missões, a previsão indica acumulados de chuva entre 60 e 100 mm por dia, podendo atingir 125 mm em áreas localizadas.

Em outras regiões, os volumes esperados variam entre 35 e 70 mm. As rajadas de vento devem atingir velocidades de 60 a 80 km/h, com possibilidade de superar os 100 km/h em alguns pontos mais afetados.

Na madrugada e manhã de segunda-feira (02), a frente fria avança para o Norte do estado, mantendo as condições severas com tempestades, descargas elétricas, ventos intensos e possibilidade de granizo.

Dr. Bruno Loranos Germani

O Noroeste e o Norte devem registrar acumulados de até 100 mm, enquanto o Centro, Vales, RMPOA, Serra, Nordeste e Litoral Médio esperam entre 30 e 60 mm. As rajadas de vento continuam fortes, podendo ultrapassar os 90 km/h.

A Defesa Civil reforça a importância de medidas preventivas: feche janelas e portas, desligue aparelhos elétricos, feche o registro de água e gás, e permaneça em local seguro durante os ventos.

Evite ficar sob árvores ou estruturas metálicas e não atravesse áreas alagadas.

Disco Mania

Na terça-feira (03), a atuação de uma área de alta pressão deve estabilizar o tempo em todo o território gaúcho, com a previsão de tempo firme.

Ao fim deste período, acumulados de chuva devem variar entre 80 e 125 mm nas regiões mais afetadas, com valores inferiores a 70 mm em outras áreas.

Em caso de emergência, a população deve entrar em contato com os números 190 ou 193.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Litoralmania -Sistemas

Comentários

Comentários