Denarc prende suspeito de atuar como assassino de facção gaúcha em SC
Departamento de Investigações do Narcotráfico (Denarc) da Polícia Civil anunciou a prisão de um homem de 39 anos, nesta sexta-feira, em São Pedro de Alcântara, Santa Catarina, aproximadamente 280 quilômetros de Torres, no litoral Norte do Rio Grande do Sul.
Ele é apontado como assassino de uma facção gaúcha, responsável por executar traficantes rivais do grupo.
O foragido, que era procurado desde 8 de novembro de 2023, responde a três mandados de prisão preventiva em aberto por tráfico de drogas. Ele havia recebido progressão de pena para o regime semiaberto, mas rompeu a tornozeleira eletrônica e fugiu.
Policiais da 3ª Delegacia de Investigação do Narcotráfico (3ª Din) localizaram o criminoso em uma residência alugada após uma semana de monitoramento.
Ele usava documentos adulterados e informou um nome falso aos vizinhos, mas não ofereceu resistência à prisão. Não foram encontradas armas nem drogas no local.
O delegado Gabriel Borges, que coordenou a operação, destacou que a retirada de traficantes foragidos das ruas é uma prioridade do Denarc. O preso, considerado extremamente perigoso, tinha a função de executar rivais para a facção à qual pertencia.
Apesar de não possuir antecedentes por homicídios, a polícia afirma que ele é responsável por diversas mortes, incluindo um plano de assassinato por encomenda contra um policial militar no litoral Norte, descoberto pelo Setor de Inteligência da BM. O suspeito chegou a ser preso, mas foi solto e não foi indiciado.
O Denarc também aponta que o homem seria integrante de uma facção de Porto Alegre, com origem no bairro Bom Jesus, na zona Leste, e ramificações no litoral Norte e em outras cidades gaúchas.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp