Colunistas

Dentre tantas, as razões de viver

Nas terças-feiras, incondicionalmente, não firmo compromisso com nada e ninguém. São os dias em que fruo do prazer maior da dialética com os companheiros de bancada do programa radiofônico “Ponto de Vista”, na Rádio Horizonte, de Capão da Canoa.

No programa da última terça, levantei a discussão sobre o casamento temático acontecido na paróquia de Garibaldi. Os noivos apresentaram-se em trajes medievais, ele representando o príncipe Sherek e ela a princesa Fiona, personagens da animação que vem conquistando o coração das crianças e adolescentes.  Os padrinhos e grande parte dos convidados entraram no clima da inusitada celebração.

Já a postura nada cristã do arcebispo da Diocese de Caxias do Sul, Dom Paulo Moretto, fora o contraponto. Esquecera-se o clérigo, por orgulho e arrogância, da passagem do Evangelho que sintoniza com as circunstâncias: “Então chegaram a ele uns escribas e fariseus de Jerusalém, dizendo: Por que violam os teus discípulos a tradição dos antigos? Pois não lavam as mãos quando comem o pão. E ele, respondendo, lhes disse: E vós também, por que transgredis o mandamento de Deus, pela vossa tradição?…… E chamando a si as turbas, lhes disse: Ouvi e entendei. Não é o que entra pela boca o que faz imundo o homem, mas o que sai da boca, isso é o que faz imundo o homem. (Mateus, XV)”. E, como sempre, assuntos não faltaram.

 Por esta razão, somente hoje, quarta-feira, segui para Porto Alegre, onde devo permanecer até sexta-feira. Pretendo assistir, logo mais, à apresentação, de Ozzy Osbourne – meio que prêmio de consolação, ante a impossibilidade de me deslocar até La Plata (Argentina) e delirar com a banda irlandesa U-2.

A apresentação do Abba Live, no teatro do Sesi, também me seduz. Brincando, brincando, só de ingressos seria um total de R$ 340,00, isso sem contar os lançamentos literários que sempre trago e Titanic: A Exposição – Os Objetos Reais, Histórias Reais –, no Barra Shopping Sul, ao preço de museu europeu: R$ 80,00. Porto Alegre, de quando em vez, prega essas peças. Por essa e outras razões a minha cidade me inebria e seduz; e a orla e o oceano me abrandam o espírito.

Comentários

Comentários