Vida & Saúde

Deputada quer que SUS possa fornecer perucas a pacientes em tratamento contra o câncer

A deputada Marisa Formolo (PT) apresentou projeto de lei na Assembleia (PL 165/2012), visando ao fornecimento, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de perucas aos pacientes que lutam contra o câncer e que sofram a perda de cabelos em razão do tratamento quimioterápico. Para a parlamentar, a medida vai contribuir no tratamento das pessoas que são submetidas à quimioterapia, em especial no que respeita à recuperação da autoestima e, consequentemente, em sua disposição para o enfrentamento da doença.

“Pessoas que se submetem a uma quimioterapia podem vir a ter queda de cabelos durante o tratamento. Embora essa seja uma reação rara no caso de quimioterapia oral, ela é bastante frequente quando se utiliza a quimioterapia intravenosa. Quando isso ocorre, uma das preocupações do paciente, especialmente no caso de mulheres, é buscar alternativas para manter sua aparência habitual, de forma a enfrentar a rotina do dia a dia sem grandes mudanças, o que muitas vezes ajuda a lidar melhor com a autoestima”, diz Marisa.

A proposta da deputada ainda prevê que as instituições de saúde ligadas ao SUS poderão captar doações de perucas, visando a organização de um banco de perucas para posterior distribuição aos pacientes.

Comentários

Comentários