Deputado promove debate sobre a produção de cebola no litoral
A situação dos produtores de cebola do Litoral Norte será debatida no próximo dia 10, às 16h, na Câmara de Vereadores de Tavares. O encontro, promovido pelo deputado federal Alceu Moreira (PMDB/RS) e por lideranças da comunidade, deve discutir a elaboração de um acordo comercial com os países importadores de cebola. Atualmente os produtores brasileiros acabam onerados principalmente no período de safra devido à concorrência desregrada.
A produção estimada do litoral gaúcho é de cerca de 200 mil toneladas por ano. Pelo menos 3,5 mil famílias dependem do plantio da cebola para seu sustento em Tavares, Mostardas e São José do Norte.
Estocagem
Alceu Moreira recentemente solicitou um estudo à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e ao Ministério da Agricultura sobre a estocagem da cebola diretamente nas propriedades, através de associações ou cooperativas de produtores. Para o deputado, uma solução para a estocagem além de reduzir as perdas acrescentaria muito valor agregado para a venda da cebola.