Variedades

Deputado Redecker é velado em Porto Alegre

O corpo do deputado federal Júlio Redecker chegou à 1h15min desta sexta-feira (20) ao Palácio Piratini, onde familiares e amigos do parlamentar foram recebidos pela governadora Yeda Crusius. O velório está sendo realizado no Salão Negrinho do Pastoreio. Às 14h, será celebrado culto ecumênico e, logo depois, um caminhão de bombeiros transportará o corpo até Novo Hamburgo, onde ocorrerá o sepultamento, às 17h, no Cemitério Jardim da Memória – na Rua Guia Lopes, 3609, próximo à prefeitura, no bairro Rondônia.

Acompanharam o cortejo desde o Aeroporto Salgado Filho – onde o corpo do deputado chegou por volta de 0h30min – até o Palácio Piratini o presidente nacional do PSDB, Tasso Jereissati, e o presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia. Secretários estaduais e deputados de vários partidos também aguardaram a chegada do féretro. Outras autoridades, como os governdadores José Serra, de São Paulo, e Aécio Neves, de Minas Gerais, o senador Sérgio Guerra e o deputado federal José Aníbal, devem desembarcar em Porto Alegre nas próximas horas, para acompanhar os funerais.

Emoção

Emocionada, a governadora disse que este é um momento de extrema dor pela perda repentina de um parlamentar que estava no auge da vivência política. “O que podemos oferecer, agora, é a nossa solidariedade à família e aos amigos de Júlio Redecker. Depois, como governantes e como atores políticos, vamos buscar as causas do acidente aéreo que o vitimou e também soluções que precisam ser encontradas coletivamente para que outros acidentes não ocorram. Vamos acompanhar e exigir explicações que possam conduzir a um resultado”, afirmou. “Mas neste momento, quando cada um sofre a sua dor pela perda, o que precisamos é nos irmanarmos.”

Yeda lembrou que Redecker vinha atuando como líder de minoria e o definiu como um homem capaz de fazer críticas e de propor soluções: “Ele se fez querido e necessário. Sua presença sempre fez a diferença em reuniões partidárias, quando propunha o que seria preciso fazer para dar continuidade a uma atitude política que levasse em conta o coletivo. Assim como fez, por exemplo, nos momentos de dificuldade da indústria calçadista, ele colocava empenho e entusiasmo em tudo. No campo político, fazia nossa apólice ficar muito mais rica. E como homem, fez parte de uma família distinta e diferenciada”.

Liderança

Tasso Jereissati destacou que Redecker fará imensa falta na bancada do PSDB. “Estamos tomados pela emoção”, frisou. Arlindo Chinaglia disse que se sentiu no dever de estar presente para homenagear um líder que foi combativo em suas idéias, mas ao mesmo tempo um homem terno, por quem desenvolvera respeito e uma grande amizade. Tanto Jereissati quanto Chinaglia defenderam a necessidade de apuração das causas do acidente que vitimou o deputado Júlio Redecker e outras quase 200 pessoas, na última terça-feira, quando um avião da TAM que havia saído de Porto Alegre, no final da tarde, derrapou na pista e chocou-se contra um prédio próximo ao Aeroporto de Congonhas. Ambos defenderam também a urgência de uma solução para o colapso aéreo por que o país vem passando.

Comentários

Comentários