Geral

Deputados querem discutir “armadilhas” do último reajuste da CEEE

O reajuste das tarifas de energia da CEEE, em vigor desde a última semana, será tema de audiência pública na Comissão de Economia da Assembleia Legislativa, por iniciativa dos deputados Alexandre Postal e Nelson Härter, ambos do PMDB. Acontece que o aumento na prática irá muito além dos índices autorizados pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica ), pois passa a aplicar preços diferenciados para determinadas horas de consumo.

Com isso a conta de luz para 1,5 milhão de consumidores residenciais, que na média teve reajuste autorizado em 13,30%, poderá ficará até 24% mais cara já na virada do ano, quando entrará em vigor a cobrança por bandeiras tarifárias. Para as indústrias e o comércio estas “armadilhas” serão mais pesadas ainda. Empresas com consumo de baixa tensão tiveram reajuste de 13,45%, e de alta tensão, de 16,61%. No entanto, na prática o aumento poderá variar de 30% até 40%, pois o reajuste foi muito maior para a chamada “energia fora de ponta”, a mais usada pelo setor produtivo.

Por esta razão, a ideia dos deputados é mobilizar para a audiência, ainda sem data definida, entidades empresariais como FIERGS, Fecomércio e Federasul, assim como a FAMURS, Fórum dos Coredes, entidades que atuam em defesa dos consumidores, órgãos públicos, sindicatos, e associações de classe.

Comentários

Comentários