Descoberta a causa do mau cheiro que se espalhou pelo Litoral
Na manhã desta terça-feira (06/04), uma equipe da PATRAM de Tramandaí e fiscais da FEPAM de Porto Alegre, deslocaram até uma fazenda de criação de gado no interior do Município de Cidreira.
No local, foi visto um caminhão tanque carregado com fertilizante líquido e um trator o qual fazia a aplicação do produto sobre área de pastagem bovina.
A área de aplicação com cerca de 400 hectares, recebeu aproximadamente 405 mil litros de fertilizante, oriundo de uma empresa destinada a fabricação de fertilizantes a partir de resíduos orgânicos.
Devido a tal fertilizante ter ocasionado transtornos a população pelo seu forte odor, a sua aplicação foi suspensa na propriedade.
O fertilizante líquido é resultante de matéria orgânica, extraídas em biodigestores, produto legalizado pelo MAPA. O qual pode ser aplicado diretamente no solo sem a necessidade de autorização ambiental, por não trazer riscos ao meio ambiente.
O caso
A Vigilância Sanitária e Secretaria de Meio Ambiente de Tramandaí investigavam um mau cheiro que se espalhou pelo município
Nos últimos dias uma série de relatos davam conta referente ao problema que está se espalhando pela cidade.
Diante disso, com o aumento de registros e chamados para a verificação da situação, as equipes da Vigilância Sanitária, Secretaria de Meio Ambiente e PATRAM efetuaram buscas na região na noite da última terça-feira (30/03).
De acordo com o Coordenador da Vigilância em Saúde Victor Ilha, as equipes estiveram em busca de um possível descarte irregular de resíduos que pudessem estar espalhando o odor, porém na ocasião nada foi constatado.
Além de Tramandaí, os municípios de Imbé, Cidreira, Palmares do Sul, Torres e ate em Chapecó, em Santa Catarina, também registraram o fenômeno.
Alanna Hanna