Variedades

Deserto do Saara registra chuvas históricas após ciclone extratropical

Mundo: O deserto do Saara, conhecido por suas paisagens áridas e estéreis que recebem, em média, poucos milímetros de chuva por ano, surpreendeu nas últimas semanas com chuvas torrenciais.

Viu Internet

O fenômeno foi provocado por um ciclone extratropical que cruzou o Noroeste do Saara em 7 e 8 de setembro, resultando em inundações em grandes áreas sem árvores do Marrocos, Argélia, Tunísia e Líbia.

Imagens do MODIS (Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer) no satélite Terra da NASA, capturadas em 10 de setembro de 2024, mostram o escoamento das águas da enchente.

A comparação com uma imagem de 14 de agosto revela as mudanças drásticas na paisagem, onde áreas antes secas agora estão cobertas por água.

Portela Serviços Funerários

Embora a precipitação nesta região ocorra todos os verões, este ano foi atípico devido ao envolvimento de um ciclone extratropical. Segundo Moshe Armon, professor sênior do Instituto de Ciências da Terra da Universidade Hebraica de Jerusalém, o sistema se formou sobre o Oceano Atlântico, puxando umidade da África equatorial para o norte do Saara.

As estimativas preliminares de satélite indicam que as áreas afetadas receberam entre dezenas e mais de 200 milímetros de chuva, o que equivale à precipitação anual da região.

Esses dados, obtidos pelo IMERG (Integrated Multi-Satellite Retrievals for GPM) da NASA, são cruciais, pois pluviômetros e estações de radar são escassos no Saara.

Livros Cristãos

Armon destaca que lagos que normalmente permanecem secos estão enchendo, visíveis nas imagens como áreas azul-escuras.

Um lago em particular, Sebkha el Melah, na Argélia, está sendo monitorado de perto por Armon e sua equipe.

Eles analisaram dados de 2000 a 2021 e identificaram apenas seis eventos anteriores que causaram o enchimento deste lago.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Registre sua marca

Comentários

Comentários