Um deslizamento de terra num ponto do trecho da Serra da Rota do Sol (RS 486) interrompeu o tráfego de veículos, bloqueando totalmente a passagem de veículos naquele local. A queda de barreira, a 500 metros do Viaduto da Cascata (Itati), foi provocada pelas intensas chuvas na região e ocorreu por volta das 20h30min desse sábado (3), não causando outros transtornos, além do bloqueio para aqueles que pretendiam utilizar a Rota do Sol (RS 486), entre o Litoral e a Serra.
Como não há condições para executar os serviços de remoção, especialmente pela continuidade das chuvas no local, a Rota do Sol permanece interditada e a travessia entre a Serra e o Litoral pode ser realizada pela Serra do Umbú (BR 101 e RS 484, por Maquiné e RS 020, até a localidade de Tainhas).
Na manhã deste domingo (4), técnicos do DaerR e da empresa responsável pelas obras no trecho (Construtora Sultepa) avaliaram as condições do local para executar os serviços de remoção. Somente após a vistoria, será possível prever quando a Rota do Sol estará liberada novamente para deslocamentos entre a Terra de Areia e a localidade de Tainhas.
O diretor-geral do Daer, engenheiro Gilberto Cunha, destacou que o tráfego pela Rota do Sol só será liberado quando a estrada estiver desobstruída e apresentar condições de segurança para os usuários.