Detectada ilegalidade em menos de 1% dos produtos fiscalizados no litoral
Veterinários da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio que atuam na Operação Verão Legal RS computaram a fiscalização de mil toneladas de carnes e derivados e 800 quilos de peixes em 45 dias de atuação no Litoral Sul e Norte. Foram apreendidos 7,9 toneladas de produtos ilegais – apenas 0,79% do total fiscalizado. Também foram vistoriados 365 mil litros de leite e derivados e 62,6 mil dúzias de ovos.
“O pequeno número de produtos ilegais apreendidos mostra que as empresas estão mais conscientes e responsáveis. Nossos técnicos têm dito que 2008 é o ano mais tranqüilo da última década no litoral”, avalia o secretário da Agricultura, João Carlos Machado. “Ampliamos a fiscalização, principalmente no trânsito de animais nas estradas do litoral, e mesmo assim os problemas verificados em anos anteriores diminuíram bastante”, acrescenta.
O maior problema historicamente encontrado pelos fiscais no litoral era quanto ao transporte de carne fora dos padrões exigidos, por exemplo, com temperatura acima do permitido. “Esta irregularidade praticamente não é mais praticada”, explica o coordenador da Operação no Litoral gaúcho, o médico veterinário Rodrigo Etges.
Os fiscais estaduais realizaram 113 barreiras para a vistoria de 2.799 carros nas principais estradas do Litoral Norte e Sul do Estado. “Nossas equipes expediram 72 autos de infrações e boa parte dos alimentos foram inutilizados”, informa Etges.
Fiscalização
A atuação na Operação Verão Legal RS é realizada por quatro equipes volantes do Departamento de Produção Animal (DPA), compostas por dois médicos veterinários, dois técnicos agrícolas e um técnico administrativo. Os grupos fiscalizam o trânsito de produtos de origem animal e de propriedades rurais, sempre acompanhados pela Brigada Militar.
A Operação Verão Legal RS teve início em 14 de dezembro e se estenderá até 29 de fevereiro. Todas as vistorias são realizadas com o apoio da Brigada Militar. Parte das vistorias é feita a partir de denúncias da comunidade.
Os fiscais podem ser contatados pelos seguintes telefones: (51) 3288.7846 ou (51) 3288.7800 para a sede do DPA, em Porto Alegre. No litoral Norte, os fones são (51) 3665.2850 ou (51) 9806.2133. No litoral Sul, os contatos devem ser com a Supervisão Regional do DPA de Pelotas, pelo (53) 3227.2229 ou (53) 9107.4431.