Detran RS conclui reciclagem de veículos no Litoral
Com a operação de compactação no Centro de Remoção e Depósito (CRD) de Torres, o Detran RS concluiu a reciclagem de veículos em cinco CRDs do Litoral e Região Sul. Foram 4,5 mil sucatas de veículos, que deixaram de ocupar espaço nos depósitos, poluir o solo e a imagem das cidades, transformando-se em matéria-prima para a indústria. Além de Torres, foram contemplados os depósitos de Mostardas, Rio Grande, Pelotas, Tramandaí, Osório, Jaguarão e Arroio Grande.
Após o trabalho de descontaminação e compactação nas plataformas móveis nos pátios do CRDs, o material compactado é transportado para a siderúrgica, onde se encerra o processo de reciclagem, com a trituração e a separação dos diferentes materiais.
São destinados à reciclagem aqueles veículos e sucatas abandonados em depósito há mais de dois anos e que não podem ser leiloados por restrições administrativas, judiciais e policiais. Sem condições de segurança para circular e com impeditivos legais para a comercialização de peças, esses bens são classificados como material inservível.
A reciclagem é feita por empresa especializada e supervisionada por servidores do Detran/RS. O processo é desenvolvido de forma sistemática no estado desde 2010 e já destinou mais de 22 mil veículos e sucatas para reciclagem.
Mariana Goldmeier Tochetto