Geral

Detran/RS orienta condutores para o feriado de Páscoa

A Diretoria Técnica do Detran/RS orienta os condutores sobre os cuidados que se deve adotar nas rodovias do Estado. As principais recomendações são respeitar a velocidade permitida e evitar a ingestão de álcool quando for dirigir.

Outra orientação importante diz respeito à ultrapassagem. Os motoristas precisam ficar atentos aos locais permitidos e obedecer a sinalização regulamentar. O cinto de segurança é obrigatório para todos os ocupantes do veículo, lembrando sempre que falar ao telefone celular é proibido ao condutor.

Antes de sair em viagem, é necessário verificar se todos os documentos de porte obrigatório, ou seja, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), estão em dia. Também é preciso conferir os equipamentos obrigatórios, como triângulo, pneus e faróis, entre outros.

Dados estatísticos

No feriado de Páscoa de 2007, entre 5 e 8 de abril, ocorreram 311 acidentes nas rodovias estaduais e federais do RS. Esse número é 25,91% superior ao do ano de 2006, quando ocorreram 247 acidentes. Do total do ano passado, 118 acidentes resultaram em vítimas e 193 tiveram apenas danos materiais.

Em 2007, ocorreram seis mortes, todos homens. Foram registradas 207 pessoas feridas, das quais 140 são do sexo masculino e 67 do sexo feminino. No ano anterior, morreram sete pessoas. No que se refere aos feridos, foi registrado um número menor, totalizando 154, sendo 105 homens e 49 mulheres.

Em 2007, 82% dos condutores envolvidos em acidentes de trânsito eram do sexo masculino, 10% mulheres e 8% não identificados. Este dado se eqüivale ao ano anterior, quando o índice de condutores do sexo masculino foi de 86%.

Comentários

Comentários