Dia das Mães 2025: Pesquisa da Fecomércio-RS revela otimismo entre os consumidores gaúchos, sinalizando boas expectativas para o comércio varejista.
Realizada entre 17 e 30 de março nas oito principais cidades das regiões intermediárias do estado, o levantamento aponta que 71,4% dos entrevistados pretendem comprar presentes para celebrar a data — uma adesão que supera os índices de 2024 e demonstra um mercado aquecido.
Especialmente após as perdas registradas no ano anterior devido às enchentes que impactaram severamente o Rio Grande do Sul.
Além de indicar crescimento na intenção de compras, o estudo destaca uma tendência de aumento no valor gasto.
Cerca de 39% dos participantes afirmaram que gastarão mais ou muito mais que no ano anterior, enquanto 49,9% pretendem manter o mesmo nível de despesas e apenas 11,2% estimam gastar menos.
O indicador de intenção de gastos atingiu 116,8 pontos, o que comprova a expectativa de um volume financeiro superior em relação a 2024.
Segundo Luiz Carlos Bohn, presidente da Fecomércio-RS, o avanço pode ser interpretado também como uma compensação emocional pela ausência das comemorações em 2024.
“As enchentes deixaram marcas profundas e muitas famílias não celebraram. Este ano, vemos uma adesão acima da média histórica”, destacou.
Gasto médio e perfil do consumidor
O gasto médio individual previsto é de R$ 220,79, com destaque para os homens (R$ 261,32) e para as mulheres (R$ 186,67).
Quando observada por faixa de renda, a média varia entre R$ 140,32 (Faixa 1) e R$ 343,31 (Faixa 4).
O valor médio do presente é estimado em R$ 184,36, podendo chegar a R$ 296,92 em compras compartilhadas.
A grande maioria (85,2%) pretende presentear individualmente, enquanto 13,2% dividirão o custo com outra pessoa, e 1,6% farão as duas modalidades.
A pesquisa passou por reformulação este ano, com aumento no número de cidades participantes (de cinco para oito) e nova categorização da renda com base na PNADc 2023 e salário mínimo de 2024.
O que comprar e onde comprar
Na escolha do presente, o vestuário lidera com 40,5%, seguido por perfumes e cosméticos (26%) e eletroeletrônicos/eletrodomésticos (10,1%).
As lojas do centro são o principal canal de compra (54%), seguidas pelos shoppings (26,5%).
A fidelização também aparece como tendência: 30,5% planejam comprar na mesma loja que no ano passado.
Para atender essa demanda, Luiz Carlos Bohn alerta: “Cerca de 80% dos consumidores fazem suas compras na última semana. É fundamental estarmos preparados com estoque e equipe”.
Critérios de escolha e formas de pagamento
Entre os fatores decisivos para a escolha do local de compra, o preço lidera (49,1%), seguido pela qualidade do produto (39,5%).
Quanto às formas de pagamento, o Pix aparece como o método mais utilizado (25,2%), seguido pelo cartão de crédito parcelado (24,2%) e cartão de débito (20,5%).
Dia das Mães 2025
Além das compras, os encontros em família se destacam: 70,1% dos que comprarão presentes também participarão de eventos comemorativos.
Dentre esses, 80,7% farão almoço ou jantar especial em casa, enquanto 13,7% optam por celebrar fora.
A Pesquisa do Dia das Mães 2025 indica que o período será de forte movimentação no comércio gaúcho. Com consumidores dispostos a gastar mais e celebrar em família, confirmando a data como uma das mais importantes do varejo.