Geral

Dia dos namorados e Festas Juninas exigem atenção

Aproximadamente 80% das vítimas de queimaduras nesta época do ano, quando ocorrem as tradicionais festas juninas em todo o país, são crianças. Com base nessa estatística da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) lança um alerta sobre a compra de fogos de artifício.

O DPDC chama a atenção dos consumidores para que adquiram fogos de artifício em lojas credenciadas e licenciadas pelas autoridades competentes de sua localidade, evitando a compra desses produtos em camelôs ou vendedores ambulantes. Além disso, ao manusear esses produtos deve-se ler atentamente as orientações de uso nas embalagens e cumpri-las integralmente. O Departamento ressalta ainda que desde 1998 soltar balões é crime previsto na Lei de Crimes Ambientais.

A nota enviada pelo Departamento aos órgãos de defesa do consumidor, no âmbito do Calendário de Educação para o Consumo relativo ao mês de junho, ressalta também o aumento do consumo neste mês por conta do Dia dos Namorados. Um dos presentes preferidos pelos casais nos últimos anos são os telefones celulares que geralmente estão atrelados a algum plano de telefonia móvel.

O DPDC alerta que é preciso ficar atento às cláusulas restritivas dos contratos das operadoras, como a quantidade de minutos disponíveis para as ligações, abrangência geográfica do plano, entre outros itens. O consumidor, de acordo com a Nota, deve verificar também junto ao Cadastro de Reclamações Fundamentadas as reclamações feitas contra a empresa que está oferecendo o produto.

Comentários

Comentários