Dia Mundial das Missões 2015 - Por Dom Jaime Pedro Kohl - Litoralmania ®
Colunistas

Dia Mundial das Missões 2015 – Por Dom Jaime Pedro Kohl

IMG_1180-195x300111111111Deixemo-nos provocar e iluminar pela mensagem do Papa Francisco:

“A dimensão missionária, que pertence à própria natureza da Igreja, é intrínseca também a cada forma de vida consagrada. A missão não é proselitismo, nem mera estratégia; a missão faz parte da «gramática» da fé, é algo de imprescindível para quem se coloca à escuta da voz do Espírito, que sussurra «vem» e «vai». Quem segue Cristo não pode deixar de tornar-se missionário, e sabe que Jesus «caminha com ele, fala com ele, respira com ele, trabalha com ele. Sente Jesus vivo com ele, no meio da tarefa missionária».

A missão é uma paixão por Jesus Cristo e uma paixão pelas pessoas. Quando nos detemos em oração diante de Jesus crucificado, reconhecemos a grandeza do seu amor, que nos dignifica e sustenta e apercebemo-nos que aquele amor, saído do seu coração trespassado, estende-se a todo o povo de Deus e à humanidade inteira; sentimos também que Ele quer servir-Se de nós para chegar cada vez mais perto do seu povo amado e de todos aqueles que O procuram de coração sincero.

Na ordem de Jesus – «Ide» –, estão contidos os cenários e os desafios sempre novos da missão evangelizadora da Igreja. Nesta, todos são chamados a anunciar o Evangelho pelo testemunho da vida; de forma especial aos consagrados, é pedido para ouvirem a voz do Espírito que os chama a partir para as grandes periferias da missão, entre os povos onde ainda não chegou o Evangelho.

Quem acolhe, pela graça de Deus, a missão, é chamado a viver de missão.  Dirijo-me sobretudo aos jovens, que ainda são capazes de testemunhos corajosos e de empreendimentos generosos e às vezes contracorrente: não deixeis que vos roubem o sonho duma verdadeira missão, dum seguimento de Jesus que implique o dom total de si mesmo.

Quem são os destinatários privilegiados do anúncio evangélico? Os pobres, os humildes e os doentes, aqueles que muitas vezes são desprezados e esquecidos, aqueles que não podem retribuir.

Ao mesmo tempo que confio a Maria, Mãe da Igreja e modelo de missionariedade, todos aqueles que, ad gentes ou no próprio território, em todos os estados de vida, cooperam no anúncio do Evangelho, de coração concedo a cada um a Bênção Apostólica”.

Obrigado Papa Francisco pela benção e mensagem. Não deixemos de fazer nossa oferta e colaborar com essa nobre causa. Uma boa missão a todos!

Dom Jaime Pedro Kohl – Bispo de Osóriodomjaimep@terra.com.br

Comentários

Comentários