Vida & Saúde

Diabéticos participaram de exames para prevenir a cegueira em Torres

O Programa de Retinopatia dos Diabéticos (Prored) contou com a participação de 45 pacientes no encontro de prevenção à cegueira realizado no sábado (19), no Centro de Saúde Américo Muniz dos Reis de Torres. Hoje, a Retinopatia é considerada uma das mais freqüentes complicações crônicas do diabetes, junto com a Catarata. Inicialmente não há sintomas, por isso a importância dos diabéticos cuidarem da sua visão, através de exames médicos oculares regulares, e controlando o nível de açúcar no sangue. O Prored realiza encontros de seis em seis meses e os pacientes passam por exame de glicemia capilar, de verificação de pressão arterial e de exame de fundo de olho. Os casos graves de lesões de fundo de olho diagnosticados são encaminhados pela Secretaria de Saúde de Torres ao Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

A Retinopatia é caracterizada por lesões que aparecem nos vasos sangüíneos da retina (fundo do olho), podendo causar pequenos sangramentos e, como conseqüência, a perda da visão. Os exames oculares de rotina podem detectar anormalidades em estágios primários, o que possibilita o tratamento ainda na fase inicial do problema. Além disso, manter um bom controle da glicemia é fundamental para evitar complicações na retina.

O Programa de Retinopatia dos Diabéticos tem a coordenação geral do oftalmologista Jorge Esteves, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e responsável pelo setor de Retina do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Participam do programa alunos de Oftalmologia da UFRGS. Em Torres, a coordenação é da oftalmologista Nádia Estrela da Cunha, médica do Posto de Saúde Central.

Comentários

Comentários