Diabéticos têm encontro para prevenção da cegueira em Torres
Os pacientes com diabetes devem comparecer neste sábado (20/12) ao Posto de Saúde Américo Muniz dos Reis de Torres para participar do encontro do Programa de Retinopatia dos Diabéticos (Prored). O projeto visa à prevenção da cegueira devido à retinopatia diabética, que ocorre como conseqüência do diabetes mal controlado.
O Prored é realizado pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Hospital de Clínicas de Porto Alegre e tem 70 cadastrados em Torres. Os pacientes devem comparecer às 8h ao Posto Central, em jejum, mas devem tomar as medicações da manhã. Também é importante apresentar a Carteira do Diabético ou Hipertenso.
A retinopatia diabética é caracterizada por lesões que aparecem nos vasos sangüíneos da retina (fundo do olho), podendo causar pequenos sangramentos e, como conseqüência, a perda da visão. No encontro, os pacientes passam por exame de glicemia capilar, verificação de pressão arterial e exame de fundo de olho.
Segundo a coordenadora do programa em Torres, oftalmologista Nádia da Cunha, da Secretaria de Saúde, fazer o exame de fundo de olho regularmente é importante para diagnosticar precocemente a lesão, orientar e encaminhar, se necessário, o paciente para tratamento.
As pessoas com diagnóstico de lesões graves são encaminhadas ao Hospital de Clínicas, onde atua o coordenador geral do Prored, oftalmologista Jorge Esteves, também professor da UFRGS. O programa tem a participação de alunos do curso de Oftalmologia da universidade.