Do topo ao cancelamento – Osório fica sem rodeio em 2025: essa é a notícia que abalou tradicionalistas e apaixonados pela cultura gaúcha em 2025.
O evento, que já foi consagrado como o segundo maior rodeio do Rio Grande do Sul, ficando atrás apenas de Vacaria, não será realizado este ano — nem mesmo em versão reduzida.
A informação foi confirmada oficialmente por Alexandre Ramos, Secretário de Desenvolvimento, Turismo, Cultura e Juventude do município, durante entrevista à rádio Jovem Pan.
A Prefeitura de Osório decidiu cancelar completamente o Rodeio Crioulo Internacional por conta das dificuldades financeiras enfrentadas pela atual gestão.
Tentativas de contornar a situação foram feitas.
Empresários da região manifestaram interesse em organizar o evento de forma independente, porém, a Prefeitura avaliou e recusou a proposta.
Além disso, alternativas como a Lei Rouanet e outras leis de incentivo à cultura foram cogitadas, mas barradas pela burocracia, falta de tempo hábil e carência de equipe especializada.
Do topo ao cancelamento
Nem mesmo uma versão mais simples, como uma festa campeira, será realizada.
O cancelamento representa um duro golpe para os moradores, para os amantes da cultura gaúcha e para a identidade cultural da região, que viam no rodeio um dos momentos mais esperados do ano.
A notícia causou grande frustração entre tradicionalistas, que lamentam a perda de um dos eventos mais simbólicos do calendário gaúcho.