Doce de Pelotas e arroz do Litoral Norte são destaques de evento nacional

Doce de Pelotas e arroz do Litoral Norte são destaques em evento nacional na Serra Gaúcha. O Connection – Terroirs do Brasil, evento que acontece em Gramado (RS) até o…
Doce de Pelotas e arroz do Litoral Norte são destaques de evento nacional

Doce de Pelotas e arroz do Litoral Norte são destaques em evento nacional na Serra Gaúcha.

O Connection – Terroirs do Brasil, evento que acontece em Gramado (RS) até o dia 31 de maio, transforma a cidade em uma vitrine de produtos de indicação geográfica, combinando experiências sensoriais, palestras e feira de negócios.

O encontro é realizado em pontos icônicos de Gramado, como a Rua Coberta, o Palácio dos Festivais e a Praça Central.

Direto do produtor para os consumidores

Mais de 50 produtos com selo de IG – Indicação Geográfica, certificação que reconhece a origem geográfica de um produto, garantindo sua reputação, qualidade e identidade – estarão em evidência, representando todas as regiões do Brasil.

A ação é organizada pelo Sebrae RS em parceria com a Rossi & Zorzanello Eventos e Empreendimentos, e pretende fortalecer a relação entre produtos com identidade territorial e o turismo regional.

Doce de Pelotas é destaque no encontro de produtos regionais

Entre os produtos estão o doce de Pelotas (RS), o café do Caparaó (MG/ES), o espumante dos Altos de Pinto Bandeira (RS), o biscoito de São Tiago (MG), o arroz do Litoral Norte Gaúcho (RS) e a tradicional bala de banana de Antonina (PR).

A novidade de 2025 é o mel de melato de bracatinga, originário do Planalto Sul Brasileiro, uma região que engloba 134 municípios dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

O produto recebeu recentemente o reconhecimento como Indicação Geográfica e estreia como destaque no evento.

Segundo Amanda Paim, especialista em Turismo do Sebrae RS, “a IG é um registro que confere aos produtos características únicas vinculadas ao seu local de origem, garantindo identidade, reputação e diferenciação no mercado. A valorização dos produtos com origem reconhecida também fortalece a economia local e o turismo sustentável”.

Em sua edição anterior, realizada em 2024, o Connection – Terroirs do Brasil recebeu mais de 100 mil visitantes e reuniu 1,8 mil participantes inscritos, em uma programação com 25 horas de conteúdo.

Neste ano, o evento conta com 15 palestrantes e quatro mediadores, discutindo temas como storytelling de produtos de origem, estratégias de mercado, valorização territorial, experiências gastronômicas e como os países promovem sua identidade cultural por meio das IGs.

A Alameda Terroir, um dos espaços mais aguardados do evento, funcionando como uma grande feira com produtos de origem.

Os próprios produtores, empresários e artesãos estão em contato direto com o público final, promovendo degustações, contando suas histórias e apresentando o valor por trás de cada item.

É uma oportunidade única para conhecer sabores autênticos e entender como a origem influencia diretamente na qualidade e na autenticidade do que consumimos.

Além da exposição e das palestras, haverá uma área de networking voltada para a geração de negócios, promovendo conexões entre produtores regionais e compradores especializados.

O objetivo é facilitar o acesso de produtos com IG ao mercado, potencializando sua presença em lojas gourmet, empórios e estabelecimentos turísticos.

O evento é especialmente indicado para profissionais do setor gastronômico, hoteleiro, turístico, agências de viagem, destinos turísticos e todos os que trabalham com produtos regionais de valor agregado.

Trata-se de uma grande vitrine do Brasil que valoriza o território, os sabores e a identidade cultural de cada região.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Consulte a programação completa.

Comentários

Comentários

Notícias relacionadas