Doenças Cardíacas: um mal que pode ser prevenido - Litoralmania ®
Vida & Saúde

Doenças Cardíacas: um mal que pode ser prevenido

Neste mês de julho, a Secretaria de Saúde de Torres está divulgando informações e realizando ações sobre a Saúde do Homem, motivada pelo Dia Internacional do Homem, comemorado no dia 15. Também está promovendo a atualização técnica da equipe médica que atende nos Postos de Saúde, com enfoque na promoção da Saúde do Homem. Na segunda-feira eles participaram de um encontro com o cardiologista Humberto Antônio Bronzato, do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, que abordou as doenças cardíacas.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), atualmente, as doenças cardíacas (do coração e dos vasos) são responsáveis por 30% do total mundial de óbitos. E o principal afetado é o homem. De acordo com o Dr. Humberto, as principais causas das doenças cardiovasculares são a hipertensão arterial, o diabetes mellitus, o colesterol alto, o tabagismo, a história familiar precoce para aterosclerose e a obesidade. Ele alerta que, no Brasil, a maior causa de mortes do homem é o infarto. “Para evitar o infarto recomendo três coisas: não fumar, não fumar e não fumar”, destacou. Segundo o médico, o prejuízo do cigarro é crônico. Ele acelera a aterosclerose, provocando infarto (coração) e derrame (cérebro). Além disso, o tabagismo agrava o colesterol, pois aumenta o depósito de gordura nos vasos sangüíneos.

O cardiologista esclarece que as doenças cardíacas podem ser prevenidas, evitando-se ou mantendo-se sob controle (sozinho ou com a ajuda de um médico) os cinco principais fatores de risco: a hipertensão arterial, o colesterol alto, o diabetes, o tabagismo e a obesidade. Segundo o Dr. Humberto, além de parar de fumar, é preciso cuidar da alimentação, que deve ser com pouco sal e gordura e ainda se deve diminuir a carne vermelha e evitar a fritura. Também é importante fazer exercícios físicos regulares, sendo a natação a mais eficiente, mas caminhadas por 30 minutos e 3 vezes por semana, também apresentam bons resultados. Quem seguir essas dicas já está num bom caminho para evitar os problemas do coração e circulação sangüínea.

Comentários

Comentários