Dom Pedro de Alcântara: fé e animação no Encontro dos Grupos de Famílias da Diocese de Osório
O Encontro dos Grupos de Famílias da Diocese de Osório foi realizado no sábado (7), na Gruta, em Dom Pedro de Alcântara.
Os encontros de Grupos de Famílias acontecem desde o início da fundação da diocese em 1999, sendo este de 2015 a 15º edição.
As fortes chuvas que atingiram o Litoral Norte gaúcho nas últimas semanas deixavam muitos apreensivos, com dúvida sobre a possibilidade de mais chuva no sábado. O sol ficou encoberto pelas nuvens, mas o tempo colaborou para que o encontro fosse a céu aberto em meio a natureza linda do Santuário Nossa Senhora de Lourdes.
Desde às 8h30min as pessoas eram acolhidas em frente da igreja Nossa Senhora do Amparo, no centro do município. E não faltou animação! A animação ficou por conta dos seminaristas que embalaram várias músicas e ensinaram até uma nova coreografia até iniciar o percurso em direção ao santuário. Os fiéis fizeram o trajeto em oração e cantoria.
O bispo Dom Jaime Pedro Kohl e muitos padres da diocese participaram durante todo o encontro interagindo com os grupos na hora da reflexão que foi baseada na parábola O Filho Pródigo (Lucas, capitulo 15, versículo 11 ao 34).
A criançada aprovou a lembrança do encontro, o cata-vento colorido de papel confeccionado pelas comunidades: não era raro ver os pequenos correndo ou assoprando o novo brinquedo.
O almoço foi partilhado e após as pessoas puderam partilhar as experiências vividas nos grupos.
O padre Adalberto Lumertz Borges afirma são nos grupos de famílias que as pessoas podem se conhecer melhor. “São nas pequenas comunidades que é possível vivenciar com muito mais intensidade a fé e partilhar a caminhada. Nos grupos é possível conhecer melhor as pessoas, conhecer suas angustias e ser solidário”, enfatizou.
O padre Luciano Motti afirmou que é necessário se abrir para Cristo. “Deixemos que Cristo faça morada no nosso coração, nossa vida e a partir de nós continue realizando o seu amor, a sua salvação”, declarou.
Cada vez mais motivada pelo Papa Francisco, que pede uma Igreja em saída, que vá ao encontro dos mais necessitados a Diocese de Osório caminha para missão de todo cristão: anunciar a palavra de Cristo “A Igreja somos todos nós, cristãos, batizados, que constituímos o povo de Deus, inclusive aqueles que estão distantes dessa caminhada. E nós precisamos ir ao encontro destes que precisam da nossa acolhida, que necessitam ser tocados pela palavra de Deus”, afirmou padre Adalberto.
Às 15h o bispo diocesano Dom Jaime Pedro Kohl presidiu a Santa Missa e envio.
A próxima comunidade a receber o Encontrão dos Grupos de Famílias será a paróquia Nossa Senhora da Saúde, de Cidreira.
Janaina Mengue