Educação entrega novos computadores a 194 escolas das regiões de Osório e Guaíba
A Secretaria Estadual da Educação entregou nesta quarta-feira (21) novos computadores a 194 escolas estaduais pertencentes às coordenadorias regionais de Educação de Osório (11ª CRE) e Guaíba (12ª CRE). Os equipamentos serão instalados nos espaços administrativos para qualificar a gestão educacional. Algumas escolas também receberão computadores como parte das ações do Projeto Sala de Aula Digital, inserido no Programa Estruturante Boa Escola para Todos, para uso pedagógico.
Em Osório, foram entregues 105 equipamentos para informatização do acompanhamento da vida escolar dos estudantes e melhoria do gerenciamento dos quadros do magistério. Até o início do ano letivo, três escolas pertencentes à 11ª CRE serão contempladas com a abertura de salas de aula digital. Cada ambiente informatizado receberá dez computadores, mobiliário, instalação de rede elétrica e aparelhos climatizadores.
De acordo com o diretor-geral adjunto da Educação, Paulo Rezende, com os novos computadores, a gestão educacional irá ganhar dinamismo. Explicou que, a partir de equipamentos qualificados, as escolas terão mais facilidade na transmissão de dados referentes ao desenvolvimento dos alunos e oferta de recursos humanos para a Secretaria da Educação. “Por meio dos novos equipamentos e do serviço da Empresa Pública de Processamento de Dados do Estado (Procergs), vai melhorar a comunicação entre as escolas, as Coordenadorias Regionais de Educação e a SEC”, concluiu.
As 89 instituições de ensino da rede estadual de abrangência da 12ª CRE, com sede em Guaíba, também receberam computadores. Os equipamentos foram entregues aos diretores das escolas durante solenidade com a presença do diretor geral da SEC e coordenador do Projeto Sala de Aula Digital, Ervino Deon.
Ao todo, a Secretaria da Educação investiu cerca de R$ 5 milhões na compra de 4,1 mil equipamentos para as 2,7 mil escolas da rede estadual e 30 Coordenadorias Regionais. Atualmente, mais de 1,5 mil instituições possuem salas de aula digitais para uso pedagógico. Até 2010, a Educação pretende abrir mil ambientes informatizados e intensificar a formação continuada de professores no uso de Tecnologias da Informação e Comunicação dentro do projeto Sala de Aula Digital.