Efetivo do CRPO Litoral recebe treinamento para operações de choque
Capacitar sempre mais o efetivo para enfrentar situações diversas, em defesa da segurança dos cidadãos, é uma das metas da Brigada Militar.
Neste foco, o Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Litoral (CRPO Litoral) promoveu Treinamento e Habilitação para Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo ao seu efetivo, durante a terça-feira (03/8), em Osório.
Participaram da instrução 50 policiais militares da sede do CRPO Litoral e de equipes da Força Tática do 8º BPM e do 2º BPAT.
O treinamento para uso de granadas explosivas e fumígenas lacrimogêneas, e para armamento com munições de impacto controlado (conhecidas por bala de borrachas) foi realizado pelo Comando de Polícia de Choque (CPChq), com os soldados Antonio Luz Machado e Carlos Vanderlei dos Santos Júnior.
Conforme os instrutores, os PMs ficam habilitados ao trabalho em operações de controle de distúrbios, como manifestações sociais e eventos de grande porte (jogos de futebol) e em situações rotineiras em que seja mais apropriado utilizar instrumentos de menor potencial ofensivo do que arma letal.
“Vamos sempre preservar a vida e minimizar danos à integridade física das pessoas, mas a resposta das equipes será proporcional à ameaça”, explicou o soldado Santos Júnior. “Lembramos que, dependendo da ameaça, os instrumentos de menor potencial ofensivo não substituem a arma letal, que poderá ser usada”, acrescentou o soldado Luz Machado.
Os dois soldados são qualificados há três anos para atuar como multiplicadores da doutrina de operações de choque. Para isso, eles frequentaram o curso de Especialização em Operações de Choque da Brigada Militar.
A experiência deles vai além, porque, Luz Machado completará, em breve, 12 anos na Corporação e toda a carreira atuando em Batalhões de Choque.
O soldado Santos Júnior ingressou na BM há nove anos e sete deles são dedicados a operações de choque.
Ao final do treinamento, o comandante do CRPO Litoral, coronel Leandro Oliveira da Luz, conversou com os PMs.
“Gosto de ver a tropa preparada”, salientou o coronel Luz. Ele presenteou os dois instrutores com a Moeda do CRPO Litoral e teceu agradecimentos ao comandante do CPChq, coronel André Ilha Feliú, por disponibilizar o treinamento.
Jussara Pelissoli