Ele não está aqui. Ressuscitou! – Dom Jaime Pedro Kohl

Dom Jaime Pedro Kohl

Ele não está aqui. Ressuscitou!

Celebrar a Páscoa para nós cristãos é fazer memória dos momentos mais marcantes da experiência do povo escolhido por Deus para se revelar à humanidade e manifestar-lhe seu amor misericordioso. Momento trágico e belo ao mesmo tempo. Trágico porque o Filho Unigênito de Deus, no qual não havia pecado foi condenado a morte de cruz e belo porque sua fidelidade extrema, até a morte e morte de cruz foi respondida pelo Pai ressuscitando-O dos mortos, estabelecendo assim a vitória do bem sobre o mal, do amor sobre o ódio, da graça sobre o pecado.

O conteúdo é denso e rico de consequências para toda a humanidade. A ressurreição de Jesus faz novas todas as coisas, rejuvenesce, ergue, dinamiza, desperta, encanta, convida, envia… É a festa da vida! Deixemo-nos iluminar e envolver pelo júbilo e alegria da Páscoa da Ressurreição! É tempo de contemplar o mistério do amor de Deus derramado sobre humanidade pelo sangue Redentor.

Todas as narrações da Ressurreição trazem a marca do encanto, surpresa, esperança, encorajamento, da boa notícia que precisa ser levada aos confins da terra. Às mulheres que de manhã cedo vão ao sepulcro e o encontram escancarado, surpresas e perplexas pela ausência do amado, ouvem dos dois homens de roupas brilhantes a boa notícia: “Porque estais procurando entre os mortos aquele que está vivo? Ele não está aqui. Ressuscitou!” Não podia ter notícia melhor. Pedro e os discípulos apenas ficam sabendo correm para conferir e voltam para casa, admirados e sem entender. Aos poucos o próprio Ressuscitado aparece a eles na nova condição até se certificarem do fato e passam a testemunhá-lo com a própria vida.

Com a ressurreição começou um tempo novo: Kairós. A partir do sepulcro vazio, das aparições do ressuscitado e do vento impetuoso de Pentecostes começa o movimento de saída que deve perdurar enquanto tiver uma alma a ser alcançada pela mais estupenda notícia já revelada aos homens: Jesus ressuscitou e está sentado a direita do Pai, advogando por aqueles que a Ele se confiam.

A Páscoa carrega consigo um dinamismo missionário potente que empurra para fora, dando continuidade a corrida iniciada por Maria Madalena, Pedro e João, pelos discípulos de Emaús, pelo cético Tomé e muitos outros, que nos dias de ontem e de hoje, vão pelo mundo dando testemunho do Ressuscitado, até o dia em que seremos um só rebanho e um só pastor e o veremos tal como Ele é.

Que pena que uma boa parte da humanidade ainda não reconhece o fato humano-divino que reconciliou os homens entre si e com o próprio Deus, que fez do que era dividido uma unidade. Infelizmente, ainda há povos que fazem guerra por sede de poder e riqueza. Quando vão entender?

Mesmo, em meio ás dificuldades pequenas e grandes, continuemos cantando alegremente: “A Páscoa não é só hoje, a Páscoa é todo dia… Cristo será um eterno ALELUIA!” Não deixemos que a Páscoa seja reduzida a uma comilança recheada de chocolates, mas ocasião de estreitar laços, celebrando a verdadeira vida.

Feliz e abençoada PÁSCOA a todos os que nos leem ou ouvem!

Para refletir:
1) Como estou preparando-me para celebrar a Páscoa?
2) Que tal participar das celebrações do Tríduo Pascal de minha paróquia?
3) Porque não um gesto concreto de caridade com alguma situação que clama por solidariedade? Um encontro em família? Uma visita surpresa?

Textos bíblicos: At 10, 34.37-43; Col 3, 1-4; Lc 24, 1-12; Sl 117.

Dom Jaime Pedro Kohl – Bispo de Osório

Comentários

Comentários