Eleição: nível, frustração, chuva, levantamento…
O nível desta eleição baixou total. É só ataques e baixarias dos dois candidatos a presidente. A dúvida que fica é: os dois pretendentes estão quase se matando para assumir este cargo por que querem o nosso bem ou o seu próprio?
Frustração
Nosso ilustre quase ex-presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, em comício em Caxias do Sul, mostrou-se frustrado com a decisão do ex-governador Germano Rigotto (PMDB) de apoiar o candidato tucano à Presidência no segundo turno.
Segundo Lula, no fim do mandato de Rigotto à frente do Piratini, em 2006, o ex-governador pediu auxílio financeiro à União e obteve o empréstimo.
Quando o Rigotto terminou o mandato e precisava deixar o governo, eu dei R$ 200 milhões para ele fechar as contas, disse Lula.
Frustração II
Como assim nobre presidente? Fez um cheque e deu do seu bolso este dinheiro? Óbvio que não. Espero que esta tenha sido apenas mais uma declaração infeliz do nosso Luiz Inácio Lula da Silva.
Aprovação
Pela terceira semana consecutiva, a avaliação do governo Lula obteve um patamar recorde de aprovação na série histórica do Datafolha.
No levantamento atual, 83% dos eleitores brasileiros avaliaram sua administração como ótima ou boa.
Lula não deve ter chegado aos 100% ainda porque os palmeirenses devem estar irredutíveis. Mas, não se abale presidente, segue na luta pelo Brasil e pelo “Curintiã”.
Segundo turno será de chuva no Sudeste e em grande parte do País
Chuva, feriadão e eleição. Este deve ser o cenário em praticamente todo país no final de semana.
Há quem pense que isto pode mudar os rumos da eleição.
Eu, acho que não muda nada, mas do jeito que está esta campanha, não me surpreende o candidato que se sentir prejudicado, e ver que a chuva pode atrapalhar suas pretensões, lançar de última hora, o “balsa família”.
Não duvido de mais nada.
Levantamento
Um levantamento elaborado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) mostra que Osório não vai muito bem no acesso de crianças de zero a 5 anos à educação infantil e pré-escola.
Pelos dados divulgados, Osório é apenas o 10° na região.
Ranking estadual dos municípios da região
14º – Imbé
46º – Xangri-Lá
83º – Arroio do Sal
106º – Tavares
116º – Dom Pedro de Alcântara
117º – Cidreira
124º – Torres
140º – Capivari do Sul
157º – Capão da Canoa
194º – Osório
209º – Mostardas
221º – Santo Antonio da Patrulha
259º – Terra de Areia
265º – Balneário Pinhal
274º – Palmares do Sul
316º – Três Cachoeiras
348º – Tramandaí
371º – Maquiné
372º – Caraá
404º – Mampituba
411º – Itati
435º – Morrinhos do Sul
488º – Três Forquilhas