Colunistas

Eleições 2012: jogadas políticas que podem definir a eleição em Osório

PP

Está fervendo os bastidores políticos no município de Osório. O PP parece estar mesmo indo de “mala e cuia” ingressar no atual governo municipal.

O Partido Progressista inclusive já ganharia uma secretaria neste momento, com Eduardo Renda assumindo o turismo.

PP II

Na última eleição, o PP foi de vice em uma chapa com o PMDB. Em 2012 iria de vice em uma chapa com o PDT.

PT

E como fica o PT nesta história toda, já que faz parte do atual governo? O partido não é considerado “grande”, no município, mas, hoje, comanda o estado e o governo federal, por isto, está com muita força política e financeira.

O PDT para acalmar os ânimos dos “companheiros”, propõe aos dois partidos (PP e PT) que quem não for de vice na chapa, ficará com mais secretarias, não deixando ninguém “tristinho”.

Alceu Moreira

Marcos Oliveira (PT) já disse que a princípio, o PT aceita a entrada do PP na aliança e afirmou que uma coligação com o PMDB estaria inviabilizada pela posição do líder do partido, Alceu Moreira, contrária ao Partido dos Trabalhadores.

Alceu Moreira II

Eu me arrisco a dizer que se não fosse à posição firmada por Moreira,  o vereador Denílson da  Silva (PT) já estaria alinhavando uma chapa com Júlio Ramos (PMDB).

Como não há outra possibilidade, ficar na atual administração é o único caminho para o partido.

Mas, é claro, não antes de “pleitear” algo melhor, por isto esta novela ainda deve levar alguns dias.

Favorito

Com esta grande aliança PDT – PP – PT – DEM – PTB… O atual governo é o grande favorito para permanecer no poder.

Lula

Quem inventou esta maneira de governar atraindo um grande número de partidos para o seu governo (não importando a ideologia de cada um) foi o nosso grande Lula.

Tarso Genro (PT) seguiu o caminho do “Mestre Yoda”, no estado e convidou para ingressar no seu governo um partido que era seu concorrente na eleição (PDT).

Boquinha

Chegará o tempo que teremos chapa única nas eleições com todos os partidos tendo a sua “boquinha” no governo.

Desconforto

Este tipo de conduta pode garantir uma vitória nas urnas, mas, também, pode dar uma dor de cabeça.

Com a entrada de mais um partido, alguns perderão força dentro do PDT. Como eles assimilarão isto? Ficarão contentes?

Óbvio que não e aí a “roupa suja” começa a ser lavada em público…

Júlio Ramos

Conversei pessoalmente com Júlio Ramos. Liguei para ele esta semana para indagar sobre um boato de que estaria retornando para o PDT. Instantes depois vieram até a redação do Litoralmania, o presidente do partido (PMDB), Roger Kaputi e o próprio Júlio.

O vereador disse que respeita muito o PDT e seus militantes, mas que esta hipótese não passa de boato.

Caso saísse hoje do PMDB, não ingressaria em nenhum outro partido neste momento, pois não é político de “ficar pulando de galho em galho”.

Júlio Ramos II

Para finalizar, disse que é sim pré-candidato a prefeito. Falou também que Quecio Rocha, ex-vice prefeito da cidade, aceitou colocar seu nome à disposição e que se o PMDB for em uma chapa única, como parece irá, os dois deverão fazer uma dobradinha.

Disputa quente na juventude do PDT

Conforme definido pelo Diretório Municipal do PDT, a Juventude do partido poderá indicar apenas um candidato a vereador nas eleições do ano que vem.

Vinícius Fich (atual presidente da juventude) e Pablo Fernandes (ex-presidente), estão batalhando por esta indicação. 

Fich teria o apoio do presidente estadual da sigla e prefeito da cidade, Romildo Bolzan Júnior, já Fernandes, do Secretario da Saúde do Estado, Ciro Simoni.

Mas a disputa esquentou na semana passada, com o surgimento de uma terceira candidatura, de Gabriela Alves, que diz contar com o apoio da direção nacional da juventude do partido.

Espaço do Leitor

“Buenas amigos, estou sempre conectado ao site para saber das últimas notícias, mas até agora não vi nada sobre o Rodeio de Osório 2011.

Será que vão deixar pra última hora como nos outros anos, será que vai ser mais um fiasco igual às últimas edições. O rodeio de Osório já foi considerado por muitos tradicionalistas como o 2º melhor do estado e agora não chega ao 6º melhor.

Mas créééédo, já estava me esquecendo, e a Tafona? Faço esta pergunta, pois tenho um blog bem campeiro e seguidamente músicos de vários cantos do nosso Rio Grande do Sul me perguntam quando vai sair o regulamento e ficha de inscrição para a Tafona.”

Espaço do Leitor II

“Meu nome é Higor, sou de Palmares do Sul, formado em Administração na Facos e leitor assíduo do Litoralmania, principalmente a sua coluna e as ultimas notícias, mas uma coisa esta me chamando muita atenção, a violência no litoral norte.

É impressionante como é relatado nas “ultimas noticias” assaltos e tráfico de drogas e aposto que isso que esta sendo exposto não é 30% dos casos, pois muitos nem dão queixa por que saberem da impunidade em nosso país, mas estou entristecido mesmo porque todos os dias vimos essas noticias já com naturalidade do nosso cotidiano.
 
Moro em Palmares do Sul como disse, cidade do interior que a pouco tempo podíamos até dormir de janelas e portas abertas, porém aqui o crime já se instalou, roubos são freqüentes para a compra da “pedra” e aquele sossego do interior já foi abalado.”

Comentários

Comentários