Eleições 2024: candidatos não podem ser presos a partir de hoje: entenda - Litoralmania ®
TSE - Tribunal Superior Eleitoral Urna eletrônica
Rio Grande do SulGeral

Eleições 2024: candidatos não podem ser presos a partir de hoje: entenda

Eleição 2024: A cobertura eleitoral no Litoralmania será em tempo real e conta com o apoio de Lima e Lucas – Sua Imobiliária Completa.

A partir deste sábado (21), faltando 15 dias para o primeiro turno das Eleições Municipais 2024, candidatos e candidatas estão protegidos contra detenções e prisões, exceto em casos de flagrante delito.

Eleição 2024: veja quem são os candidatos da sua cidade

Essa medida está prevista no artigo 236 do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965), com o objetivo de assegurar o equilíbrio da disputa e o pleno exercício das atividades de campanha.

O primeiro turno das Eleições de 2024 será realizado no dia 6 de outubro.

Durante esse período, se ocorrer qualquer prisão, o indivíduo deve ser conduzido imediatamente ao juiz competente.

Caso seja comprovada a ilegalidade da detenção, o juiz terá a responsabilidade de relaxar a prisão e promover a responsabilização do autor.

Essa proteção visa impedir que prisões sejam utilizadas como manobra política para prejudicar qualquer candidato(a), garantindo, assim, o equilíbrio e a imparcialidade no processo eleitoral.

No caso de um segundo turno, a regra de imunidade temporária volta a valer a partir do dia 15 de outubro, estendendo-se até 29 de outubro, impedindo a prisão de candidatos concorrentes, salvo em flagrante delito.

Proteção aos Eleitores

Além dos candidatos, os eleitores também estão protegidos pela legislação eleitoral.

Entre os dias 1º e 8 de outubro, nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, exceto em flagrante delito, por condenação por crime inafiançável ou por desrespeito ao salvo-conduto.

Essas medidas garantem a segurança e a transparência do processo eleitoral, prevenindo abusos e garantindo o direito ao voto livre e consciente.

Comentários

Comentários