Empreendedores de gastronomia formam grupo em Balneário Pinhal

Depois de assistir a uma apresentação do Projeto Pólo de Turismo do Litoral, 11 empreendedores do setor de gastronomia de Balneário Pinhal, decidiram formar um grupo para participar da ação…

Depois de assistir a uma apresentação do Projeto Pólo de Turismo do Litoral, 11 empreendedores do setor de gastronomia de Balneário Pinhal, decidiram formar um grupo para participar da ação por meio do Programa Empreender, iniciativa também desenvolvida pelo Sebrae/RS. O Projeto Pólo de Turismo do Litoral é impulsionado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS) e por 10 prefeituras do Litoral Norte gaúcho. O Empreender, que estimula o associativismo e a capacitação de pequenos estabelecimentos, conta com a parceria da Prefeitura Municipal e da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropastoril de Balneário Pinhal. A ação, destinada exclusivamente às empresas participantes do Projeto Pólo de Turismo Litoral, é gratuita.

A primeira capacitação do grupo acontece cerca de 10 dias após sua formação. De 14 a 16 de maio, os empresários participarão do curso “Juntos Somos Fortes”, no Hotel Navegantes, em Balneário Pinhal, oferecido pelo Projeto Pólo de Turismo. Com carga de 12 horas/aula, a atividade transmite aos empreendedores a compreensão sobre a importância do trabalho coletivo. “Os empresários percebem que não precisam atuar como adversários, mas como parceiros para enfrentar as dificuldades comuns”, explica a gestora do Pólo de Turismo, Andréia Diel. O curso, um dos mais tradicionais entre os oferecidos pela Universidade Sebrae de Negócios (USEn), apresenta as características dos profissionais de sucesso e mostra como a união e o trabalho em equipe podem ser o caminho para o desenvolvimento das empresas.

O Pólo de Turismo é desenvolvido pelo Sebrae/RS, em parceria com as prefeituras de Arroio do Sal, Balneário Pinhal, Capão da Canoa, Maquiné, Osório, Santo Antônio da Patrulha, Torres, Tramandaí, Três Cachoeiras e Xangri-lá. A parceria foi formalizada em Osório no último dia 25 de abril. As localidades parceiras foram selecionadas em função do contingente empresarial e da sua representatividade na região em relação ao número de turistas que recebem.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Em Balneário Pinhal, o Programa Empreender conta ainda com Núcleos de Artesanato (com 35 empreendimentos), de Meios de Hospedagem (com 14 estabelecimentos), Apicultores (com 18 produtores) e Confeccionistas (integrado por cerca de 50 mulheres). No próximo dia 10, este núcleo terá uma reunião para definir as turmas e o período para a realização de uma capacitação em costura com duração de quatro meses. O curso será desenvolvido em um atelier montado pelo núcleo por meio do Empreender.

Comentários

Comentários

Notícias relacionadas