Geral

Empresários aprendem sobre norma da Anvisa em Tramandaí

Um grupo de 18 empresários de micro e pequenos estabelecimentos de gastronomia de Tramandaí, participa, de 11 a 13 de junho, de uma oficina sobre a norma RDC 216 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que trata sobre as boas práticas de manuseio de alimentos. A atividade é uma promoção do Pólo de Turismo do Litoral, impulsionado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS), em parceria com a Prefeitura Municipal de Tramandaí. Será realizada na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), na Av. da Igreja, 209 – sala 201.

De acordo com a gestora do projeto, Andréia Diel, a maioria dos empresários não tem conhecimento sobre a norma ou tem dificuldade de interpretá-la. “A oficina ajudará os empreendedores a entender claramente a obrigação estabelecida pela Anvisa, por meio de uma linguagem simples e objetiva. É importante que eles saibam o que precisam para implementar os preceitos da norma”, explica.

A oficina “Interpretação da RDC 216 mais aplicação de check list e plano de ações corretivas” será ministrada pela consultora do Sebrae/RS, Kátia Ekizian Tanielian, para área de gastronomia. De acordo com ela, após a etapa de interpretação de todos os itens da norma, uma empresa participante da oficina será escolhida como exemplo.

Será elaborada, então, uma lista de pontos a serem conferidos. Nessa parte prática, a consultora e os participantes verificarão o que não está de acordo.

A última etapa será a definição das ações corretivas. “A norma é bastante rigorosa, e o seu ponto principal diz respeito à higiene pessoal e ambiental, bem como ao controle de temperatura dos alimentos na etapa de fluxo de produção”, aponta a consultora.

Os estabelecimentos de alimentação, como restaurantes, padarias, lanchonetes, cantinas, confeitarias e similares, desde 14 de março de 2005, devem estar adequados à resolução a fim de evitar multa que varia de R$ 2 mil a R$ 20 mil. A RDC 216, de 15 de setembro de 2004, dispõe sobre o Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação em todo o Brasil.

O objetivo é estabelecer procedimentos de boas práticas para serviços de alimentação a fim de garantir as condições higiênico-sanitárias do alimento preparado. A norma aplica-se aos serviços de alimentação que realizam atividades como manipulação, preparação, fracionamento, armazenamento, distribuição, transporte, exposição à venda e entrega de alimentos preparados ao consumo. Estão incluídos bufês, cantinas, confeitarias, cozinhas industriais, cozinhas institucionais, delicatéssens, lanchonetes, padarias, pastelarias, restaurantes, rotisserias e congêneres.

O Pólo de Turismo do Litoral, em atuação desde 2005, é desenvolvido pelo Sebrae/RS e 10 prefeituras da região: Arroio do Sal, Balneário Pinhal, Capão da Canoa, Maquiné, Osório, Santo Antônio da Patrulha, Torres, Tramandaí, Três Cachoeiras e Xangri-lá.

A parceria para impulsionar a ação foi formalizada em Osório no final do mês de abril. As localidades parceiras foram selecionadas em função do contingente empresarial e da sua representatividade na região em relação ao número de turistas que recebem.

Comentários

Comentários