Geral

Encenação da Paixão de Cristo reúne milhares de fiéis na Borússia em Osório

A data mais importante para os católicos foi marcada no município de Osório, com a realização da tradicional Via Sacra no Morro da Borússia. A procissão realizada à tardinha, na Sexta-Feira da Paixão, dia 6, reuniu milhares de fiéis que acompanharam a encenação do martírio de Jesus Cristo.

Em um palco com refletores, montado antes da subida, com iluminação de tochas e tonéis, atores vestidos de soldados romanos realizaram as primeiras cenas de uma procissão que começou à noite, iluminada por velas trazidas pelos fiéis. Em cada uma das estações, uma breve parada para mais encenações do sofrimento de Jesus Cristo.

Uma hora depois, já na frente da igreja Santa Rita, no alto do morro, o público acompanhou a finalização da encenação com a crucificação e ressurreição de Cristo. A cantora Adriana Esperandir, interpretou ao vivo, canções religiosas que emocionaram os fiéis como Maria de Lourdes Manganeli. “Adorei. Nunca tinha visto uma coisa tão linda”, disse a idosa que veio de Torres assistir ao espetáculo da via sacra de Osório.

Em um dos momentos mais bonitos do espetáculo que reuniu teatro, dança e rapel, anjos foram erguidos até o alto da igreja Santa Rita, assim como Cristo, encenando a sua ressurreição. Após, o bispo Dom Jaime Khol, acompanhado do padre Hilário Sozo, realizou uma benção. “Isso tudo é fato, é história, que não se cancela nunca e para nós essa Semana Santa, o Tríduo Pascoal, não é justamente lembrar, mas trazer para o agora a ação salvadora de Jesus”, disse Dom Jaime.

A via sacra é promovida pela prefeitura de Osório, por meio da Secretaria de Turismo, com a participação da Paróquia Nossa Senhora da Conceição. A encenação foi realizada pelo grupo teatral Galpão das Artes, com participação e apoio de pessoas da comunidade de Santa Rita, no distrito da Borússia.

Comentários

Comentários