Encerramento do foco de Doença de Newcastle no RS é confirmado
O Ministério da Agricultura e Pecuária informou à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) o término do foco de doença de Newcastle no Rio Grande do Sul.
A notificação, realizada na quinta-feira, 25 de julho, detalha a investigação epidemiológica conduzida pelo Serviço Veterinário Oficial, que não encontrou animais com sinais clínicos da doença nas áreas de perifoco (três quilômetros do foco) e de vigilância (dez quilômetros do foco).
Medidas de Controle e Vigilância
A diretora do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal da Seapi, Rosane Collares, destacou a importância da desinfecção da propriedade afetada e o avanço das ações de vigilância nas áreas de perifoco e vigilância. “A segurança técnica alcançada permitiu a notificação à OMSA”, afirmou Collares.
As visitas a todas as 858 propriedades avícolas dentro do raio de dez quilômetros do foco foram concluídas pela Secretaria da Agricultura nesta sexta-feira, 26 de julho.
Francisco Lopes, diretor adjunto do DDA/Seapi, explicou que as revistorias na área de perifoco foram finalizadas e que novas visitas a granjas comerciais na zona de vigilância começarão no sábado.
Barreiras Sanitárias e Desinfecção Completa
A partir das 19h desta sexta-feira, três barreiras sanitárias estarão em funcionamento contínuo: duas na área de perifoco e uma na zona de vigilância.
A desinfecção total da granja comercial em Anta Gorda, onde foi detectado o foco da doença, foi concluída pela Seapi na quinta-feira, 25 de julho.
A depopulação da granja, que abrigava 7 mil aves, ocorreu em 18 de julho, seguida pela desinfecção completa do aviário.
Francisco Lopes detalhou o processo: “A desinfecção começou no dia 19 de julho, com a remoção da cama do aviário, limpeza e desinfecção meticulosa, finalizando no dia 25 de julho.” A granja permanecerá interditada por um mínimo de 42 dias a partir do encerramento do foco.
Após esse período, poderá receber até 20% da capacidade de aves do galpão, que serão testadas aos 15 e 30 dias, e abatidas aos 42 dias.
Notificação de Suspeitas
A Secretaria da Agricultura orienta que quaisquer suspeitas de doença de Newcastle, incluindo sinais respiratórios, neurológicos ou alta mortalidade súbita em aves, devem ser notificadas imediatamente.
As notificações podem ser feitas através da Inspetoria ou Escritório de Defesa Agropecuária, pelo sistema e-Sisbravet, ou pelo WhatsApp (51) 98445-2033.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp