Enchentes no RS: sanitarista alerta para doenças como leptospirose, hepatite A e tétano - Litoralmania ®
Enchente em Eldorado do Sul.
Vida & Saúde

Enchentes no RS: sanitarista alerta para doenças como leptospirose, hepatite A e tétano

O médico sanitarista e professor de Saúde Pública, Sérgio Zanetta, faz um alerta às autoridades sanitárias do Rio Grande do Sul para que reforcem a vacinação contra gripe e COVID-19, além da assistência suspeita e diagnóstico de leptospirose em população afetada pelas enchentes.

Zanetta destaca que, além de enfrentar a perda de parentes, amigos e bens materiais, as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul estão expostas a doenças causadas por vetores como ratos e mosquitos, além de patologias infecciosas como hepatite e tétano.

Segundo ele, as equipes de Saúde devem estar preparadas para intensificar a vacinação contra gripe e tétano, e serem rápidas no diagnóstico da leptospirose.

O médico também alerta a população para que evite a automedicação, especialmente com antibióticos.

Os hospitais de campanha, segundo Zanetta, devem oferecer exames para diagnosticar a leptospirose e outras doenças, além de ter estrutura de atendimento, suporte e cuidados básicos de saúde.

Ele enfatiza que é fundamental reforçar medidas de vacinação contra a gripe e cuidados pessoais nesses locais.

Para Zanetta, o maior desafio no combate às epidemias e doenças recorrentes de calamidades públicas é a desinformação.

Ele ressalta a importância de que o comando das ações de Saúde Pública seja realizado exclusivamente pela autoridade sanitária, baseando-se em conhecimento técnico de profissionais e cientistas aptos a tomar decisões.

Comentários

Comentários