Vida & Saúde

Encontro em Capão da Canoa reúne profissionais do Programa Mais Médicos e gestores do SUS

A secretária estadual da Saúde, Sandra Fagundes, reuniu-se no sábado (11), na Câmara Municipal de Capão da Canoa, com profissionais do Programa Mais Médicos que atuam nas Unidades Básicas de Saúde de municípios do Litoral Norte. O encontro contou com médicos cubanos, um uruguaio e um albanês e teve por objetivo possibilitar a troca de experiências e a qualificação das ações a partir da atenção básica no litoral.

Durante o verão, a população na região da 18º Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) chega a mais de um milhão de pessoas. “A rede pública de saúde tem que estar preparada com eficiência em toda a estrutura da rede de atendimento neste período”, disse a secretária. Junto ao trabalho ampliado dos médicos estrangeiros na atenção básica, ela citou a ampliação do Samu, que já chega a quase 90% cobertura no Estado, o que foi possível graças ao aumento do custeio, da logística e da ampliação das bases, que atualmente já somam 160 em funcionamento.

“Nenhum serviço isolado vai resolver os problemas de saúde da população, por isto a importância do trabalho em rede”, disse Sandra Fagundes. A secretária lembrou ainda a implementação das UPAS no Estado como estratégia bem sucedida para desafogar a superlotação nas emergências hospitalares.

O coordenador da 18º CRS, João Genaro, considerou O Mais Médicos como “o maior programa de extensão social do Brasil depois do Bolsa Família”. Segundo ele, o Litoral Norte conta com 25 médicos estrangeiros desempenhando suas funções na atenção primária, modelo baseado na promoção e prevenção à saúde. O secretário municipal da Saúde de Capão da Canoa, Abel Valmiro da Silva Junior , disse que “para os gestores municipais, o Mais Médicos é uma luz no fim do túnel”, trazendo tranquilidade quanto à gestão de recursos humanos, como com a qualidade do atendimento.

O médico uruguaio Gabriel Yacovazzo Belino , atuando em Torres, disse que encontrou uma boa infraestrutura “Podemos utilizar essa infra e com o nosso trabalho melhorar os indicadores de qualidade de vida no Brasil”. Em atividade no município de Santo Antonio da Patrulha, o médico Cubano Daniel Villavicencio Lopes falou que o mais importante no atendimento é a relação de vínculo e corresponsabilidade pelo tratamento que se cria entre o médico e o paciente durante a consulta na Atenção Básica.

Também participaram do encontro gestores dos municípios de Palmares do Sul, Santo Ântonio da Patrulha, Caraá, Torres, Terra de Areia, Cidreira e Tavares.

Comentários

Comentários