Encontro em Capivari do Sul debate cultura do arroz irrigado
O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), realiza nesta terça-feira (19), a partir das 7h30min, o 1º Seminário de Arroz Irrigado do Litoral Norte, no Centro Comunitário de Capivari do Sul. O evento irá difundir tecnologias e permitirá a troca de experiências entre produtores da região da Planície Costeira Externa e de outras áreas produtoras do Estado.
O presidente do Irga, Maurício Fischer, abrirá o seminário que traz uma série de palestras que serão proferidas por pesquisadores especializados na cultura do arroz irrigado. O economista da Cooplantio, Camilo Oliveira, falará às 9h30min sobre Mercado de Arroz. O pesquisador da Estação Experimental do Arroz (EEA/Irga) Silvio Genro apresentará os resultados positivos da safra na região do Litoral Norte.
À tarde, os produtores conferem “A importância do Uso de Semente Certificada”, ministrada pelo pesquisador da Estação Experimental de Arroz José Guma. Entre os destaques, está a palestra “Movimento Todos Unidos Contra o Arroz Vermelho, Manejo e Resistência de Plantas Daninhas”, ministrada pelo diretor Técnico do Irga, Valmir Menezes. Segundo o coordenador regional da Planície Costeira Externa, José Gallego Tronchoni, a expectativa é receber cerca de 400 agricultores.
Na safra 2008/09, a região cultivou uma área de 128.760 hectares com produtividade média de 6,7 toneladas por hectare. No período anterior, foi cultivada uma área de 125.255 hectares, obtendo 6,2 toneladas por hectare de produtividade média. Os avanços se devem ao incremento de tecnologias, bem como a aplicação de práticas de manejo adotadas pelo Projeto 10.