Educação

Encontro reúne 170 educadores para debater o novo Ensino Médio

Começou nesta segunda-feira (07) o encontro de formação para as direções e coordenações pedagógicas das escolas estaduais que oferecem Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio. Até a próxima quarta-feira (9), os participantes vão analisar e discutir as dimensões organizacionais e os conceitos referenciais do novo Ensino Médio. A secretária estadual em exercício da Educação, Maria Eulalia Nascimento, abriu a atividade, que acontece no Instituto Metodista de Porto Alegre (IPA) e conta com a participação de 73 escolas e cerca de 170 educadores.

Em seu pronunciamento, Maria Eulalia fez uma breve retrospectiva das modalidades da educação e seus desdobramentos após a reforma educacional de 1971. Também abordou os decretos, leis e pareceres que culminam com as atuais diretrizes nacionais da Educação e que resgatam o trabalho como princípio educativo.

Além disso, falou sobre as deliberações da Secretaria da Educação para o fortalecimento da Educação Profissional no Estado, como a integração da Superintendência da Educação Profissional (Suepro) ao gabinete da pasta (e aos demais departamentos) e a suplementação financeira às escolas técnicas, entre outras. “As mudanças que estão em curso fazem parte de um debate nacional. Precisamos nos organizar para a realidade atual. A concepção de conhecimento precisa mudar”, disse a secretária. 

Maria Eulalia destacou as ações do governo que buscam o resgate da educação de qualidade para todos e a valorização dos professores. Reafirmou que o acordo firmado com o Ministério Público – em que o Governo vai pagar um completivo para os professores que recebem abaixo do valor do piso nacional de R$ 1.451,00 – ocorre simultaneamente à política salarial e não altera o plano de carreira do magistério.

A secretária relembrou que os 76,68% (mais a inflação do período até 2014) já apresentados pelo Governo são cumulativos e incidem na carreira de todos os professores. “As ações em andamento buscam o piso do magistério para todos. E, apesar de tudo, teremos aproximadamente 90% de reajuste na carreira”, salientou Maria Eulalia.

Comentários

Comentários