Geral

Energia: autoridades visitam obras de subestação em Xangri-lá

Uma visita técnica a partir das 10h30min ,da próxima segunda-feira (15), vai marcar mais uma etapa das obras da subestação Atlântida 2, que a Eletrosul está construindo no município de Xangri-lá. A comitiva que realizará a visita será integrada, entre outros, pelo presidente da Eletrobrás, Walter Cardeal, o secretário Nacional de Energia, Ronaldo Schuck, e a diretoria da Eletrosul. Na segunda-feira, às 8h30min, microônibus estarão saindo da frente da Assembléia Legislativa, conduzindo até o local os interessados em participar da visita.

A Subestação está localizada no município de Xangri-lá, no Km 29 da Rodovia RS-389 (Estrada do Mar), nas proximidades do posto da Polícia Rodoviária Estadual. Ela faz parte de um sistema integrado de transmissão de energia elétrica que prevê ainda a construção de mais uma subestação em Gravataí e de duas linhas de transmissão, além da ampliação da Subestação Osório 2. O investimento previsto no conjunto de obras, que vai melhorar o abastecimento em todo o litoral norte do estado, é de R$ 142 milhões, e vai gerar ao todo cerca de 1.700 empregos, entre diretos e indiretos.

A previsão é de que o conjunto de obras, iniciadas em setembro de 2006, seja concluído até julho deste ano, mas uma linha provisória em 69 kV instalada antes do Natal já resolve o problema do abastecimento durante o verão – o que evitou a ocorrência de cortes de carga durante o Reveillon. A Subestação Atlântida 2 contará com três transformadores, que juntos terão uma potência de 249MVA, capaz de suprir todo o litoral norte gaúcho, o que equivale a uma população de 250 mil pessoas. “Com a nova subestação, será ampliada a capacidade da região para absorver novos empreendimentos comerciais e industriais, o que trará mais desenvolvimento e empregos”, ressalta o presidente interino e diretor técnico da Eletrosul, Ronaldo Custódio.

Para interligar o Litoral Norte ao sistema de transmissão de energia elétrica da Eletrosul será construída uma linha de transmissão de 230 mil volts entre Gravataí e Xangri-lá. Outra linha de transmissão vai interligar a Subestação Atlântida 2 com outra da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), em Osório.

Comentários

Comentários