Geral

Energias renováveis: inaugurado centro de aprendizagem em Santo Antônio da Patrulha

Fontes de energia limpa e disponíveis na natureza podem transformar o cotidiano da humanidade, reduzindo impactos ambientais e o custo de vida das pessoas. Um conceito diferente de arquitetura e aproveitamento de energia pode ser conferido no interior de Santo Antônio da Patrulha, na localidade de Alto Ribeirão.

O centro de aprendizagem de energias renováveis foi inaugurado nessa quinta-feira (02/06) e contou com a presença de autoridades e da comunidade local. Lá é possível conhecer a cada passo a eficiência energética e a conservação de energia em linguagem simples e acessível.

Dividido em sete estações, o centro apresenta a rota da sustentabilidade: casa sustentável, geração eólica, casa do sol, viveiros – meio ambiente e consumo eficiente, geração hidráulica e biomassa e geração solar.

Emocionado, o diretor executivo do IDEAAS – Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas e da Auto Sustentabilidade – o engenheiro agrônomo Fábio Rosa, que idealizou o centro, disse que o projeto é o “início de um mundo novo”.

Rosa também destacou o uso eficiente das energias renováveis em uma casa popular, representando  cerca de R$ 120,00 a menos nos gastos com luz e água ao mês.

Sobre o futuro do centro, Fábio definiu com a palavra integração: “precisamos nos integrar com as universidades, com as escolas, com o poder público e com a população. Vamos abrir para a visitação a crianças acima de nove anos e incentivá-las a conservar e aproveitar as energias.”

O prefeito de Santo Antônio da Patrulha disse que a iniciativa vem ao encontro de uma necessidade urgente das cidades. “A Administração Municipal agradece a equipe do IDEAAS e quer ser, cada vez mais, parceira deste projeto.”

Também participaram do ato a presidente do IDEAAS Ana Clara Maciel, o diretor da USAID (United States Agency International Development) Lawrence Hardy, representantes da EDP Portugal, EDP Brasil, EDP Fundação, EDP Instituto, o secretário adjunto da Habitação Saneamento e Desenvolvimento Urbano, Deoclécio Grippa, prefeitos de Osório, Romildo Bolzan Jr, de Caraá, Nei Pereira dos Santos e o vice-prefeito de Santo Antônio Armindo Ferreira de Jesus.

O projeto conta com a parceria da USAID, Reeep (Renewable Energy & Energy Efficiency Parthership, GVP Internacional, Fundo Itaú de Excelência Social e da Prefeitura de Santo Antônio da Patrulha.

Comentários

Comentários