Entidades beneficiadas por subvenções participam de reunião na prefeitura de Osório
Na ocasião, cada instituição relatou o uso do valor recebido e a sua importância na realização e manutenção de diversos projetos sociais e culturais, principalmente, voltados para o desenvolvimento de crianças e jovens do município, beneficiando seis mil jovens. Em 2011, 27 instituições receberam subvenções totalizando um investimento de mais de 900 mil reais da Administração Municipal.
O Secretário Municipal da Juventude, Esporte e Lazer, Gilmar Luz, destacou que as subvenções mantêm importantes projetos voltados para à qualidade de vida da população e seguem todas as prerrogativas da lei. “A subvenção é um meio democrático que passa desde a concepção do projeto à análise dos secretários municipais, do prefeito, do controle interno, procuradoria e por todo um sistema, com verificação de certidões negativas estadual, federal, enfim, tudo que dará a base para a legalidade. Depois de tudo isso, o projeto vai para a Câmara de Vereadores, é submetido tanto à questão legal, pela procuradoria da Câmara como a questão política que são os vereadores e os projetos têm sido aprovados, todos eles, ao longo da sua trajetória”, relatou Gilmar na reunião.
Os representantes das instituições relataram que sem os recursos disponibilizados através das subvenções, os projetos não se realizariam como revelou o técnico de basquetebol, Celso Gomes. “Se a subvenção não ocorresse, o esporte em Osório terminaria porque as empresas privadas não conseguem sustentar isso, trabalhamos com 70 crianças e através dessa ajuda podemos participar de torneios como o Campeonato Brasileiro de Basquetebol no Paraná, neste final de semana”, disse Celso que já formou diversos jovens no esporte que acabaram indo para seleções.
O prefeito de Osório, Romildo Bolzan Júnior considerou o encontro proveitoso para que todos saibam os resultados positivos desta iniciativa. “Nós queríamos avaliar com as entidades beneficiadas, em todas as áreas, no esporte, na cultura, na recreação, na área social, de inclusão, os efeitos que essas subvenções causaram para as vidas das pessoas em Osório e nós chegamos a uma conclusão que mais de seis mil pessoas foram beneficiadas. As avaliações foram muito concretas. Nós estamos tirando as pessoas da ociosidade, estamos colocando em práticas esportivas, culturais, de todas as ordens e isso para nós é fundamental. Concluímos que é extremamente importante manter essa política que auxilia na organização comunitária, popular, de atividades e ocupam as pessoas com muito baixo custo”, afirmou o prefeito.