Entidades promovem limpeza do rio Mampituba e blitz ambiental em Torres
Dentro do projeto Nossas Águas, a Secretaria de Meio Ambiente de Torres mobilizou diversas entidades que realizaram juntas, no sábado (4/4), uma ação de limpeza do rio Mampituba e uma blitz ambiental.
O objetivo foi conscientizar moradores e visitantes da importância de manipular adequadamente o lixo e não deixar que ele chegue às águas e polua o meio ambiente.
O evento teve a parceria e a participação da Secretaria de Meio Ambiente; Patram e seus patrulheiros ambientais mirins e mestres; escoteiros; Grupo de Canoagem Capesca, ong Onda Verde, Centro Ecológico, e o setor de Fiscalização Ambiental da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema).
As atividades começaram às 8h em frente à ponte de integração de Torres e Passo de Torres com uma blitz ambiental. Os motoristas dos carros parados pela barreira receberam panfletos explicativos e sacolas para armazenagem de lixo. Enquanto isso, uma equipe recolhia o lixo do entorno e os canoístas e o pessoal dos barcos da Patram recolhia os detritos dentro do rio Mampituba e das margens.
Após as 10h, os participantes foram para o bairro Salinas onde fizeram uma campanha de conscientização dos moradores que moram às margens do rio. No final, foram recolhidos cerca de 500kg de lixo, dentre os quais três bicicletas, 1 carrinho de mão, 3 latas de óleo diesel, barras de ferro, canos, sacolas plásticas. O lixo recolhido fará parte de uma exposição do Espaço Ambiental Corsan, durante o Festival de Balonismo, que ocorre de 17 a 21 de abril.
O projeto Nossas Águas foi criado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente para mobilizar a comunidade nos meses de março e abril, em função do Dia Mundial da Água. Assim, no dia 28/3, também foi realizado, na Praça XV, uma blitz ambiental e as ações continuam durante o Festival de Balonismo.