Geral

Erradicação do trabalho infantil é prioridade em B. Pinhal

Nesta semana, Balneário Pinhal está mobilizado para a erradicação do trabalho infantil. Nos dias 11 e 12 de junho, a Secretaria de Assistência Social desenvolve diversas ações.

Segundo a titular da pasta, Jacqueline Torres, o Brasil é considerado referência mundial no combate à exploração de crianças. É o único país a adotar política específica contra esta mão de obra.
Alguns eventos constituem marcos históricos. Em 1996, por exemplo, o governo criou o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, o PETI. Resultado da mobilização da sociedade, seu principal objetivo sempre foi de retirar crianças e adolescentes de 7 a 15 anos do trabalho perigoso, penoso, insalubre e degradante.

O PETI é uma ação do governo que desperta em nossas crianças e em suas família a possibilidade de um outro futuro. No município do Balneário Pinhal o projeto “A arte de Conviver” acontece nos contra-turnos escolares de segunda a sexta-feira nos CRAS e CREAS.

O dia 12 de junho é lembrado como o Dia Internacional contra o Trabalho Infantil em todo mundo. No Brasil, a semana de mobilização é coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e pela Organização Internacional do Trabalho.

Em Balneário Pinhal, são desenvolvidas atividades especiais nos CRAS do Túnel Verde, com atuação da educadora social Beatriz Vidal; no CRAS Magistério (Marinéia Couto e Lucha Rocha) e no CREAS da sede (Liliane Faistauer). A coordenadora é a psicóloga Graziela Rocha.

Comentários

Comentários