Escola de Osório monta peça sobre Projeto de Olho no Óleo
Alunos da 7ª série, da Escola Estadual de Ensino Fundamental General Osório montaram uma peça teatral inspirados no Projeto de Olho no Óleo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana que já realizou palestra com a turma.
Os alunos da turma 73 encenaram os problemas causados pela ação do óleo de cozinha usado no meio ambiente. “A iniciativa surgiu depois que uma professora da Escola, Vera Paz, pediu um trabalho sobre reaproveitamento de alimentos e reciclagem integral do lixo”, comentou a estudante Luisa Lisboa, 13 anos.
Com o intuito de incentivar os outros alunos da Escola, a turma criou um tonel como mascote, que fica na entrada da Escola. Cada criança leva um bilhetinho para casa, onde os pais assinam se responsabilizando, junto à escola e a Secretaria do Meio Ambiente e Gestão Urbana, em entregar o óleo usado. Os próprios alunos controlam a lista de doadores.O aluno que leva o óleo usado, ainda recebe um pirulito de brinde.
O Projeto de Olho no Óleo, criado no final de 2007, pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, já conseguiu atingir 100 estabelecimentos comerciais, realizando o recolhimento de 12 mil litros de óleo de cozinha usados em Osório.
O projeto da turma 73, do General Osório, deu tão certo, que a turma, juntamente com a professora Vera Paz, estiveram na Julifest divulgando o seu projeto e a importância de não descartar, no meio ambiente, o óleo usado de cozinha.