Educação

Escola de Osório tem projeto selecionado pela Petrobras

A Escola Municipal de Educação Fundamental Osmany Martins Véras, do bairro Medianeira, realizou uma grande conquista ao ser selecionada pela Petrobras com o Projeto Capacitar Para a Cidadania.

O projeto da escola foi selecionado entre tantos outros do Litoral Norte, para receber subsídios em programas sociais que se comprometem em garantir as pessoas geração de renda e oportunidade de trabalho, educação e qualificação profissional e a garantia dos direitos da criança e do adolescente. Partindo desses princípios a Direção da Escola, juntamente com o CPM, a supervisão e os professores, criaram o Projeto Capacitando Para a Cidadania que foi selecionado pela Petrobras para receber uma verba de 50 mil reais para a sua implantação.

A Supervisora da Escola, Ângela Maria da Silva Vargas conta que ficou sabendo pela imprensa que estava havendo uma seleção para projeto na área social e assim, resolveram, na escola, criar o projeto. “Nós pensamos num projeto para trazer os pais para a escola, então pensamos que as necessidades poderiam trazê-los e uma das necessidades maiores do bairro é o emprego”. A escola fez uma pesquisa, através das crianças, em que os pais responderam quais cursos profissionalizantes eles gostariam de fazer entre as dez opções propostas, surgiram os três mais votados. Com o resultado, a escola montou o projeto de realização de aulas profissionalizantes destinadas aos pais dos alunos para a sua qualificação, aumentando as chances de entrada no mercado de trabalho.

No Projeto Capacitar Para a Cidadania serão realizados três cursos profissionalizantes: manicure/pedicure, informática e instalador elétrico. O curso será gratuito e terá a duração de seis meses. Cada turma terá vinte alunos. Com os recursos destinados ao projeto, a Escola Osmany Véras vai poder pagar os professores que vão ministrar os cursos e ainda vai adquirir mais 10 computadores, além dos 10 que já possui.

Durante as aulas, os alunos dos cursos também terão aulas sobre cidadania com palestras sobre empreendedorismo e cooperativismo. A previsão é que o projeto entre em funcionamento em junho.

Comentários

Comentários