Colunistas

Escola General Osório

Nasceu esguio, imponente, potente na cidade pacata, serena de Osório. Foi batizado com o nome do Patrono, Manoel Luiz Osório, o General Osório.

Com um corpo docente competente, vocacionado, dedicado bem informado, formando ,educando. Abrigou crianças brancas, pretas, pobres, ricas, enfim de todos os níveis sociais.Era fonte cultural da cidade com seus festivais, bailados, peças teatrais, musicais, cantos oferônicos,concertos de piano.

Em suas salas de aula funcionou por muitos anos o Ginásio Conceição até concluir seu prédio e transformar-se em Colégio Conceição.

Por seus bancos escolares passaram: médicos, advogados, engenheiros, professores, vereadores, prefeitos, deputados, jornalistas, enfim toda a intelectualidade da cidade.

Sempre brilhando nas paradas cívicas, com desfiles criativos, sua banda estudantil, suas competições juvenis.

A maioria da população guarda dele grata recordação. Ele formou, educou várias gerações.

Continua formando e educando atualmente transformado em Escola Estadual de Ensino Fundamental General Osóro.

Para mim o grupo Escolar General Osório foi muito imortante e um marco na minha vida profissional, pois transferida de Palmares do Sul cursei a 5ª série, terminado assim o curso primário. Tive como professora a saudosa professora Nilza Malman.

Quando terminei o antigo Curso Normal no Colégio Santa Terezinha, em Santo Antonio da Patrulha fui nomeada para o General Osório. Foi a primeira escola onde comecei a lecionar sempre as turmas de 3ªs séries.

Fui também professora de Religião e depois que me formei em Orientação Educacional, ali continuei como orientadora. Tenho grata recordação e saudade das queridas colegas e amigas que conquistei.

Foi no G.E. General Osório que tive a alegria e a honra de educar também mutos alunos, que hoje são ainda meus queridos amigos. Uma grande educadora marcou muito minha vida como diretora e como colega. Um grande exemplo para suas colegas a Professora Clélia Silveira. Muitas e muitas vezes fiquei com ela, após o horário, até a noite, enfeitando os corredores da escola.

Voltei à Escola E. de Ensino Fundamental para ser homenageada da 1ª Feira do Livro da escola, convidada por uma querida ex-aluna, hoje ali professora.

Portanto, é nesta data da festa de seus 90 anos que quero parabenizar esta importante escola e a todos os membros que nela permanecem: professores e funcionários que continuam levando adiante e conduzindo crianças, adolescentes e jovens na árdua e importante missão de educar.

Comentários

Comentários