Educação

Escola técnica de Osório tem dia de matriculas

Durante esta segunda-feira (19), os sorteados para as vagas do Instituto Técnico Federal do Rio Grande do Sul – Campus Osório (IFRS) efetivaram suas matrículas.

O vereador professor Denílson acompanhou o sorteio das vagas, realizado na quinta-feira (15). A maioria dos inscritos optou pelos cursos noturnos, pela facilidade de conciliar com a jornada profissional.

A procura maior foi para o curso de Administração – 193 inscritos para 30 vagas – seguido por Informática (75 inscritos/30 vagas) e Turismo (55 para 30 vagas). Já para o Proeja faltaram candidatos: foram 17 inscritos apenas e as mesmas 30 vagas. Para cada curso, ainda foram sorteados 30 suplentes.

Segundo o diretor Roberto Souaya, em breve haverá novo edital para complementar as vagas ociosas no curso Proeja. Souaya garantiu que o cronograma está mantido, com previsão para início das aulas nos primeiros dias de agosto.

Durante o sorteio, Denílson encontrou diversos ex-alunos e ex-colegas, além de conhecidos da cidade. O parlamentar destacou a satisfação dos sorteados. “Muitos parecem não acreditar que não terão de pagar nada durante sua formação, sem precisar sair do município”, disse, citando Plauto Saraiva, ex-colega de colégio de Denílson selecionado para o curso de Turismo. Destacou ainda que a obra integra o processo de expansão da rede federal de ensino profissionalizante, uma das bandeiras do governo Lula na área educacional. “O desenvolvimento de Osório e região será potencializado pela instalação do instituto no município, especialmente por se configurar como ensino público gratuito e de qualidade”, avaliou.

Conforme informações do parlamentar, existe a possibilidade de o secretário nacional de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, o professor gaúcho Eliezer Pacheco, estar presente à aula inaugural do IFRS – Campus Osório.

Comentários

Comentários