Escultor fará exposição no Prédio Anexo da Prefeitura em Imbé
Buscando inspiração na natureza, mas sem agredi-la. Esta é a forma de trabalho do escultor Saul dos Santos, de 86 anos. Morador de Canoas e veranista de Imbé, ele terá parte de suas obras expostas no Prédio Anexo I da Prefeitura, entre os dias 20 e 24 de esfevereiro. A iniciativa conta com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS).
Saul retrata em suas obras animais ancestrais e bustos, usando aquilo que encontra na natureza. “Utilizo raízes, galhos e troncos, mas sem matar as árvores. Quando encontro alguma peça onde os contornos podem gerar uma escultura, eu levo para casa e faço o trabalho”, conta o artista que desde 1980 faz esculturas. Já foram confeccionadas 100 obras que levam, em média, dois meses para ficarem prontas cada uma.
O escultor já recebeu prêmios pelo seu trabalho. O maior deles veio através do programa Talentos da Maturidade, promovido pelo Banco Santander. A obra intitulada “O Homem e a Árvore” trouxe este reconhecimento ao artista. Saul também teve seu trabalho exposto na Casa de Cultura Mário Quintana, um dos maiores centros culturais do Rio Grande do Sul. Apesar de não ser a primeira vez que suas obras serão mostradas em uma cidade do Litoral Norte, o artista revela estar feliz por ser a primeira vez em Imbé, cidade que escolheu para passar os meses de verão há muitos anos.
A história de vida de Saul foi retratada em livro. Escrito pelo jornalista Decio Dalke e intitulado “A última curva do rio”, a obra conta a trajetória do artista e sua família, desde sua chegada a Canoas – antes moravam em São Jerônimo -, até os dias contemporâneos, retratando seu trabalho de artista plástico.
Serviço:
O que: Exposição do escultor Saul dos Santos
Onde: Prédio Anexo da Prefeitura de Imbé (Avenida Paraguassú, 2017 – Centro)
Quando: de 20 a 24 de fevereiro
Horário: 8h às 11h30 e das 13h30 às 18h