Esgoto tratado no Rio Tramandaí pode ser lançado em alto mar
A Prefeitura de Tramandaí, em colaboração com as Secretarias de Obras e Meio Ambiente, promoveu uma reunião nesta quinta-feira (11/07) para discutir o sistema de tratamento de esgoto do município.
O encontro, realizado no Gabinete do Prefeito Luiz Carlos Gauto, contou com a presença de representantes da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (Agesan-RS) e do Procurador Geral do Município, Dr. Luciano Reuter.
Discussão sobre Alternativas para Esgoto Tratado
Entidades municipais se reuniram para debater as medidas que podem ser tomadas em relação ao emissário de esgoto tratado pela Corsan, em Atlântida Sul.
Além disso, foram abordados os mecanismos legais para questionar o lançamento de esgoto no estuário do Rio Tramandaí.
Emissário Submarino como Solução
Uma das alternativas discutidas foi o uso de um emissário submarino para o lançamento de efluentes tratados em alto mar.
Segundo a empresa AGEA, existem estudos em andamento junto à FURG para buscar orientações e informações sobre essa solução, garantindo a segurança e a viabilidade do projeto.
A AGEA também solicitou que os dados e estudos sobre o emissário submarino sejam disponibilizados ao público.
Participantes e Contato
Estiveram presentes na reunião o Secretário de Meio Ambiente Fernando Leandro Borges e representantes da OAB, AICITI, CONSEPRO Zona Sul e CDL Tramandaí/Imbé.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp