Especialista mundial em envelhecimento ativo participa de oficina com idosos em Capão da Canoa

A força-tarefa, nomeada pela governadora Yeda Crusius para elaborar o programa que vai transformar o RS no Estado Amigo do Idoso, com políticas intersetoriais voltadas à terceira idade, promove, neste…

A força-tarefa, nomeada pela governadora Yeda Crusius para elaborar o programa que vai transformar o RS no Estado Amigo do Idoso, com políticas intersetoriais voltadas à terceira idade, promove, neste sábado (23), em Capão da Canoa, uma oficina com idosos de várias partes do Estado. Os trabalhos serão coordenados pelo consultor internacional sobre envelhecimento ativo, o médico carioca Alexandre Kalache, que por 23 anos chefiou o Departamento do Programa de Envelhecimento da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A oficina começa às 15 horas, na Casa de Governo (Avenida Beira-Mar, próximo ao Bar Onda). Às 17 horas, Kalache fará uma palestra. A atividade integra o calendário do Verão Legal RS. A força-tarefa é formada por representantes de 12 secretarias de Estado e é coordenada pela Escola de Saúde Pública da Secretaria da Saúde.

A oficina com os idosos seguirá os moldes dos trabalhos desenvolvidos em 33 cidades de 22 países que ganharam o título da OMS de Cidade Amiga do Idoso. Os participantes da oficina de Capão, de diferentes vivências sócio- culturais, estarão divididos em oito grupos, com coordenação e monitoria. Cada grupo vai avaliar assuntos temáticos como “Prédios Públicos e Espaços Abertos, Transporte, Habitação, Participação Social, Respeito e Inclusão Social, Participação Cívica e Emprego, Comunicação e Informação e Serviços Comunitários e de Saúde. Essa modalidade de trabalho consta do Guia das Cidades Amigas do Idoso, formulado pela Organização Mundial da Saúde.

Domingo

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Um relato sobre essas atividades de sábado será entregue à governadora Yeda Crusius no domingo (24), às 10 horas, quando a Secretaria da Ciência e Tecnologia realiza cerimônia para entrega de certificados aos 94 participantes da oficina de inclusão digital para pessoas com mais de 60 anos, desenvolvida em Capão da Canoa durante o veraneio. O evento será realizado na Casa de Governo, na avenida Beira-Mar, próximo ao Bar Onda.

Comentários

Comentários

Notícias relacionadas