Está com frio? Reforço de ar polar começa a ingressar no RS, diz Metsul - Litoralmania ®
Geral

Está com frio? Reforço de ar polar começa a ingressar no RS, diz Metsul

13445753_909470145847115_5990023705338518546_n
Mapa do Meteochile

Reforço de ar polar começou hoje (10) a ingressar no Rio Grande do Sul e será responsável por prolongar e intensificar esta duradoura onda de frio.

A MetSul adverte para três madrugadas seguidas de frio muito intenso a extremo no Rio Grande do Sul entre este sábado (11) e a segunda-feira (13). Isso porque centro de alta pressão agora no Centro da Argentina (carta) estará sobre o Rio Grande do Sul com 1032 hPa no fim de semana com tempo muito aberto, ar bastante seco e vento calmo à noite, o que favorecerá um intenso resfriamento noturno em todo o território gaúcho.

Neste período são esperadas marcas negativas ou perto de 0ºC nas madrugadas em quase todos os municípios do Estado. Podem ser anotadas mínimas em alguns locais de baixada da Metade Norte de 5ºC a 7ºC abaixo de zero. No geral, as madrugadas mais frias serão as de domingo (12) e segunda (13) com o tempo mais aberto e o vento calmo. Nestes dois dias a Grande Porto Alegre e Litoral deve ter 0ºC ou marcas negativas em setores isolados. Mesmo durante a tarde o frio persistirá e ao entardecer a temperatura despenca.

Na terça-feira (14) as mínimas começam a subir, mas ainda seguirá muito frio com chance de marcas mesmo negativas.

O frio intenso favorecerá geada generalizada.

Neste sábado, a geada é mais provável em cidades do Oeste e do Noroeste. No Sul, Leste (Litoral) e Nordeste do Estado o vento impede que se forme geada mais generalizada, entretanto pode causar o que se denomina de “geada negra” em que há a morte da planta por congelamento.

Já no domingo e na segunda-feira, quando as madrugadas serão de tempo aberto e vento calmo a fraco precedendo dia de sol a geada será muito generalizada e forte na grande maioria dos municípios.

O frio perde força gradualmente no decorrer da semana que vem, entretanto vai persistir à noite. As máximas é que se elevam e devem ficar mais perto de 20ºC. Não há expectativa de período prolongado de temperatura amena ou elevada no Rio Grande do Sul no curto prazo, mantendo-se o tempo predominantemente frio na maior parte do restante do mês de junho. (Meteorologista Estael Sias com mapa do Meteochile)

 Metsul

Comentários

Comentários