Vida & Saúde

Estabelecimento que fabricava derivados de leite sem inspeção é interditado em Osório

Uma empresa de laticínios que produzia iogurte e outros derivados de leite sem inspeção sanitária e com a utilização de rótulos de um estabelecimento fechado desde 2008 foi interditado pelas equipes de fiscalização da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio que atuam no Programa Verão numa Boa, do Governo do Estado, no litoral norte.

Essa foi uma das últimas ações da fiscalização de produtos de origem animal dentro do Programa Verão numa Boa, que se encerrou nesta sexta-feira (1º), depois de 75 dias de atuação no litoral sul e norte. O relatório deve ser divulgado na próxima semana.

Localizada na Estrada do Mar, no município de Osório, a empresa usava a rotulagem com carimbo de “inspecionado CISPOA 642”, cuja fábrica de laticínios localizava-se na cidade de Gravataí, fato considerado grave pelos serviços de vigilância sanitária.

A ação foi amparada por mandado de busca e apreensão emitido pela Comarca de Osório. A demanda foi expedida atendendo solicitação feita pela promotoria pública, após audiência e formalização de denúncia por parte dos fiscais agropecuários da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, em conjunto com membros das Secretarias Municipais da Agricultura e da Saúde de Osório.

A operação, que resultou na apreensão de aproximadamente 75 quilos de produtos impróprios para o consumo humano, dentre eles 50 quilos de iogurte, contou com o apoio do delegado de Polícia de Osório, Antônio Ractz, da Patrulha Ambiental e Pelotão de Operações Especiais da Brigada Militar, além de servidores da Secretaria Municipal da Agricultura e Vigilância Sanitária daquele município.

Comentários

Comentários